Resumos dos Trabalhos Inscritos
EDUCAÇÃO INFANTIL
FORMIGAS TRABALHADORAS
Aluno(a) pesquisador(a): Maria Fernanda do Amaral Bulling, Gabriela Lima Figur, Luciano Machado Ferreira, Kauá Eduardo Aguiar - Maternal
Professora orientadora: Fátima Maria Hatwig
Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de gente
Resumo
Na Educação Infantil, já é possível introduzir os procedimentos científicos básicos, por meio da pesquisa e da observação. Um bom começo para isso é observando a natureza. Durante um passeio pelo pátio da escola, as crianças do Maternal puderam se divertir acompanhando as trilhas da formigas. Ao observar a rotina de trabalho e o modo de vida desses insetos, as crianças descobriram como são organizadas as sociedades. As características observadas foram: o ambiente onde vivem as formigas, os diferentes tipos de formigas, tamanhos, quantidade, entre outros aspectos que foram acrescentados aos conhecimentos que os pequenos já possuíam sobre o tema. A presente experiência teve por objetivos, conhecer a rotina de um formigueiro, sua organização social e o modo de vida das formigas. Para isso, foi construído um formigário na sala de aula, onde foram necessários o uso dos seguintes materiais: 3 potes plásticos com tampa, 60cm de mangueira transparente, folhas, flores, algodão umedecido com água e açúcar, ninho de formigas. Durante a realização da experiência surgiram várias falas e questionamentos dos alunos, tais como: Kauã: - “As formigas dormem profe”? Gabriela: - “Profe, as formigas tem cérebro”? Mª Fernanda: - “Acho que elas não têm cérebro, porque a cabecinha delas é muito pequena”. Luciano: - “O que as formigas comem”? Gabriela: - “Profe, e elas também tomam água”? Mª Fernanda: - “Elas têm sangue”? Kauã: - “Profe, se as formigas morder os potes elas vão fugir”? Luciano: - “Como elas vão respirar dentro dos potes”? A realização do formigario foi uma experiência inovadora, pois as atividades realizadas promoveram o interesse, curiosidade e alegria dos alunos envolvidos. Tal prática promoveu nos alunos o seu lado pesquisador.
ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aluno(a) pesquisador(a): Jaiane Vitória do Amaral Bast, Janieli Elisa Longht Maciel, João Guilherme dos Santos, Marlon Uggeri Caldeira - Maternal
Professora Orientadora: Celiane da Veiga Pinto
Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente
RESUMO
O presente Projeto objetiva estimular os sentidos visuais e perceptivos das crianças, para desenvolver sua sensibilidade e criatividade. Sabe-se que as atividades artísticas fornecem ricas oportunidades de desenvolvimento dos pequeninos, uma vez que põem ao alcance destes, os mais diversos materiais para manipulação. Quando as habilidades infantis são estimuladas, ajudam no processo de aprendizagem, pois desenvolvem a percepção e a imaginação - recursos indispensáveis para a compreensão e estimulação de outras áreas do conhecimento humano. Entre as técnicas desenvolvidas cita-se: desenho com folhas de plantas, desenho espelho, bolinhas de sabão, desenho livre, branco no preto, textura, forma e cor, papel úmido, pintura a dedo, com giz de lousa molhado no leite,... Para a realização das atividades, utilizou-se papel dupla face preto, giz de cera branco, creme dental branco, tintas coloridas, detergente de louça, canudinhos de refrigerante, papel ofício, copos descartáveis, algodão, giz de lousa branco, areia, pincel, cola colorida, folhas de plantas, canetas hidrocor, leite,... Todas as atividades foram realizadas com entusiasmo, interesse e alegria. A cada trabalho, uma surpresa e a alegria de estar manipulando, observando, modificando e construindo, mas sobretudo, aprendendo, criando, fazendo Arte. No que se refere ao processo de interação-aprendizagem ocorrido em sala de aula, mensuramos algumas, das muitas contribuições dos alunos inerentes ao trabalho desenvolvido: Durante a realização do projeto e das atividades as crianças comentavam:_Profe olha que lindo meu trabalhinho! Na atividade em que utilizamos papel dupla face preto e creme dental branco - conforme iam pintando, a mistura ia modificando a cor do creme; de branco passava a rosa, roxo ou lilás. Quando a cor começou a mudar a aluna Janieli comentou: _ Olha profe a cor que está ficando, “cor de roxo”! Na atividade do desenho espelho, após a conclusão, cada criança imaginou o que havia criado através da técnica. Entre as histórias inventadas pelas crianças citamos a da Jaiane, ela disse que o desenho era de uma caverna e nela, tinha muitos monstros e uma borboleta, que estava fugindo deles. Então veio a fada e mandou o monstro embora. Na atividade de desenho e pintura a dedo, o aluno João disse que estava desenhando uma estrela, bem pequena e um fogo bem grande. Já a aluna Janieli, disse: _ Vou desenhar um monte de bolas coloridas, verde, amarelo e vermelho. Quando a cor branca e vermelha se misturaram ela comentou: _Olha profe, essa cor é rosa! Questionei-a sobre as cores havia misturado, ela citou as duas cores, muito feliz, por ter descoberto através de uma mistura uma nova cor. Vários comentários surgiram no decorrer da realização das atividades, houve interesse e uma participação intensa por parte dos alunos durante a realização do Projeto: Artes Visuais na Educação Infantil. Acredita-se que os objetivos traçados foram alcançados com êxito, pois a cada obra de arte feita pelos alunos, da maneira e dentro do que se é esperado para a faixa etária das crianças do Maternal, notou-se a alegria e o entusiamo em estar manuseando a cola colorida, as tintas,..., dentre outros materiais que foram utilizados. Cabe ainda ressaltar, que no transcorrer deste projeto muitas habilidades foram estimuladas, tais como: a imaginação, a criatividade, a organização e limitação espacial, a identificação de cores, formas geométricas, texturas e tamanhos. Também a livre expressão do pensamento, através da imaginação ou da observação do real.
A COPA DO MUNDO NA ESCOLA
Aluno(a) Pesquisador(a): Breno do Amaral Paula, Vitória da Silva Konarzewski, Gustavo Daveis Moraes, Arthur Miranda Godoy, Ana Luiza Barros Corrêa – Jardim A
Professora Orientadora: Rúbia Emmel, professora da Escola Municipal de Educação Infantil Casa da Criança, Giruá, Mestranda em Educação nas Ciências, Unijuí, Ijuí, RS.
RESUMO
Partindo-se do trabalho com projetos pedagógicos (BARBOSA, 2006), que permite a escuta das vozes que emanam dos sujeitos instituintes (alunos e professores), que no momento apresentaram o interesse pela Copa do Mundo, instigou-se projetar e desenvolver ações junto às crianças visando-se um melhor entendimento do que vinha sendo reproduzido pelas crianças na escola: “eu sou do Brasil, vou torcer pro Brasil”, “eu sou do Grêmio, não vou torcer pro Brasil”, “o meu time é o Grêmio e o Brasil”, “Profe a mãe comprou pipoca do Brasil”, “Eu tenho um boné do Brasil”; percebendo-se ainda a presença deste tema também nas atitudes das crianças e nas brincadeiras. Dentre as atividades desenvolvidas, está o boneco de pano Pelé, como possibilidade de resgate do chamado Rei Pelé, que é personagem ilustre do futebol Brasileiro, com histórias sobre o “craque do futebol”, sua infância, fazendo assim o resgate e a ressignificação das velhas e novas infâncias e suas brincadeiras, com bonecos de pano, jogos de bola. Como resultados têm-se o interesse e integração das crianças, as novas descobertas. Assim sendo o trabalho com o mascote vai além da sala de aula, pois a cada dia, uma criança da turma leva o “Pelézinho” para sua casa, para viver a sua rotina familiar e brincar, criando um vínculo entre família e escola.
Palavras-chave: Infâncias, produção da cultura, Educação.
REFERÊNCIA
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
MEUS CONHECIMENTOS E MINHAS VIVÊNCIAS
Aluno Pesquisador: Vinicius Moraes Antunes
Professor(a) orientador(a): Lovani Stangherlin FehndrichM
Escola Municipal de Ensino Fundamental José João Bisognin
Resumo
Este trabalho é um relato de experiência de atividades vivenciadas em sala de aula, onde queremos mostrar os vários temas estudados, questionados, pesquisados e trabalhados durante o primeiro semestre do ano letivo. Ele foi desenvolvido com alunos do Jardim A e Jardim B através de trabalhos livres e dirigidos, em grupo e individual, através de questionamentos, diálogo em sala de aula, entrevista com familiares, jogos, músicas, onde os alunos trabalham, desenvolvem sua criatividade brincando e ampliando seus conhecimentos. Este trabalho tem por objetivos desenvolver linguagem oral e escrita através de leitura e relato de história, desenhos, jogos didáticos, brincadeiras, expressão corporal, produções artísticas, fantasia e imaginação, socialização, exploração de diversos brinquedos, musicalidade, imitação, valores, sensibilidade, raciocínio lógico. Concluímos que a aprendizagem dos saberes é um meio pelo qual oportuniza o desenvolvimento das relações cognitivas, afetivas e motoras, buscando com que os alunos participem das atividades fazendo com que o processo do saber torna-se algo prazeroso e motivador, usando suas capacidades de ampliar os conhecimentos de forma lúdica, o que se comprova com as falas dos alunos que segue: “ouvir histórias é bem legal”, “eu escuto a historinha e fico bem quietinho para aprender e não atrapalhar os colegas”, “a gente faz parte da história quando fizemos ‘au au’ igual o cachorrinho”, “eu gosto de colar e fazer a margem antes de desenhar”, “eu aprendi os números e eu já sei quantos anos eu tenho”, “com as letras eu sei escrever o nome das historinhas”, “e eu sei escrever o meu nome no computador”, “eu sei fazer um bonequinho”, “apareceu a bandeira do Brasil na cidade grande, na África do Sul”, “quando a gente sabe o que é cor daí dá pra pintar o desenho, senão não”! Sendo assim, o trabalho desenvolvido no cotidiano explora as diversas habilidades, pois desta forma os alunos sentirão prazer em estar na escola e sua aprendizagem ocorrerá de maneira significativa tornando-se pessoas mais felizes.
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS MEDICINAIS PARA NOSSA SAÚDE
Aluno Pesquisador: Analice Fernandes Weshenfelder, Eduarda de Morais Seevald, Maira Carolina Chagas, Natã Donatto Bonfim, Samir Valentin Taborda Dani - 4ª série
Professora Orientadora: Daniele de Fátima Funke
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Miguel Arcanjo
Resumo
A utilização das plantas como medicamento é muito antiga, pois sempre temos um “chazinho” que faz bem para alguma moléstia, mas será que realmente esses chás fazem bem para nossa saúde? Através de dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), constata-se que o uso de plantas medicinais pela população tem sido muito significativo nos últimos anos, pois as plantas produzem substâncias responsáveis por uma ação farmacológica ou terapêutica que são denominadas princípios ativos. A fitoterapia é o tratamento das doenças ou alterações orgânicas. Com essa indagação, buscou-se desenvolver o projeto: A Importância das plantas medicinais para nossa saúde. Esse projeto desenvolveu-se da seguinte forma: inicialmente com uma pesquisa sobre quais as plantas medicinais mais conhecidas na nossa região, como: (poejo, hortelã, funcho, malva, mil em rama, erva cidreira, tanchagem, bardana, boldo, losna, sálvia, alecrim, entre outros) e quais seriam os horários para sua ingestão, ou seja, qual seria o melhor horário para a administração e uso de ervas medicinais na forma de chás ou demais preparações fitoterápicas serão mais eficazes no tratamento de um determinado problema de saúde ou disfunção metabólica, se forem utilizados no horário especifico em que o órgão ou sistema a ser tratado estiver em pleno funcionamento (relógio biológico). Após, fez-se a plantação das plantas medicinais no relógio biológico, adequando-se os horários as plantas. Com isso, buscou-se resgatar e valorizar antigos costumes que ao longo do tempo foram se perdendo, pois a nossa flora brasileira é uma fonte inesgotável de saúde e nossos antepassados sempre souberam se aproveitar desta riqueza, pois o uso das plantas medicinais existe desde o inicio dos tempos, então, porque nós não continuarmos com esses ensinamentos, sendo eles tão importantes para a nossa saúde.
COPA DO MUNDO/ 2010
Aluno Pesquisador: Eduardo Reck Oss Emer, Alisson Oliveira de Lima, Kauane Copeti Beliski, Jéssica de Oliveira Gomes, Jessica Felizardo Lopes – 4° Ano
Professora Orientadora: Roseli Heinzmann
Escola Municipal de Ensino Fundamental Nicolau Leite
Resumo
Este trabalho sobre a Copa do Mundo representa uma possibilidade de sistematizar informações relacionadas ao país da África do Sul como língua, bandeira, mapa, mascote, animais, moeda, cidades principais, aspectos geográficos, econômicos, políticos e culturais. Também se pretende fazer uma breve abordagem sobre os 32 países participantes desse evento com enfoque especial para o nosso país: jogadores, técnicos e referências específicas às Copas em que o Brasil foi campeão. O objetivo central da pesquisa é trabalhar a diversidade no sentido de conhecer para valorizar os diferentes povos e respectivos aspectos culturais de cada um, bem como proporcionar aos educandos momentos de alegria, lazer e conhecimento, exaltando o mundo futebolístico, pois sabe-se que a Copa é o maior e o mais popular evento esportivo do mundo, caracterizado pela paixão que move e une as pessoas das mais diversas etnias. Esse trabalho oportuniza aos discentes a ampliação de seus conhecimentos através de atividades interdisciplinares e contribuiu para o desenvolvimento da expressão oral, pois é apresentado pelos próprios alunos através de maquetes. Portanto, é possível afirmar que a presente pesquisa constitui-se em instrumento de construção de conhecimentos, de confraternização, de vivência do espírito esportivo e cooperativo. Representa uma oportunidade aos alunos de compreender as diferenças de cor, nacionalidade, idioma como riqueza, visando a superação de preconceito, especificamente em relação aos povos africanos e à negritude.
CONSTRUINDO A IDENTIDADE
Aluno (a) Pesquisador(a): Ana Luisa Bergmann Cardoso, Gustavo Bellendier, Karen Caldeira da Rocha, Rafael Guilherme C. da Silva, Suelin Beatriz de Oliveira – 2° ano
Professora Orientadora: Lurdes Loeci dos Santos e Juliano Borges
Escola Municipal de Ensino Fundamental Nicolau Leite
Resumo
O tema trabalho em questão surgiu a partir do livro de atividades do GEEMPA “ UM MENINO E UMA MENINA”. No intuito de procurar um nome para a personagem do livro, os alunos do 2º ano foram provocados a pesquisar sobre o seu próprio nome, sua história, seu pensar referente à família e à escola, através de atividades e recursos variados. A pesquisa elenca como objetivo central a identificação do aluno como sujeito de sua própria história num processo que se constrói a partir das relações estabelecidas pelas pessoas no tempo e espaço, fortalecendo vínculos afetivos e a autonomia, através da pesquisa. O Trabalho foi organizado nos subgrupos áulicos onde as situações de aprendizagem consistem em atividades significativas de leitura, escrita, dinâmicas e trocas de saberes, em que os alunos construíram livros, participaram de jogos, modelagens, brincadeiras, cantigas e reflexões em um ambiente onde todos têm um objetivo comum: conhecer sua própria história e nessa prática cada sujeito foi se autobuscando e se autoconhecendo. Esse trabalho revela ao grupo que cada aluno, cada aluna, com sua individualidade, pertence a um coletivo no qual tem um papel a desempenhar. Esse trabalho contribuiu para a valorização das diferenças e diversidades, com suas histórias familiares, nem menos nem mais importantes, mas diferentes. Na dialética da interação do saber, do confronto de hipóteses e de tarefas compartilhadas, todos e cada um são sujeitos da construção do conhecimento. Foi através do diálogo, da socialização do saber e das trocas que se deu a aprendizagem.
NECESSIDADES VITAIS DAS PLANTAS
Aluno(a) pesquisador(a): Bruno Silva de Lima, Ronaldinho Pedroso da Silva, Rafael de Souza Correa, Maria Gabriela Carniel Felix - 4ª Série
Professora Orientadora: Roseli Lúcia Sausen Herzog
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro
Resumo
Sabendo da importância das plantas no meio ambiente e considerando as necessidades de protegermos as mesmas, realizamos esta experiência para sanar dificuldades na compreensão do processo da germinação e da fotossíntese. Sendo assim, foram utilizados cinco potes, sementes de feijão, algodão, terra, água, caixa de papelão, saco plástico e duas mudas de flores. Em dois potes, colocamos algodão e sementes de feijão, porém em um só colocamos água e no outro não. Nos demais potes colocamos terra e semente de feijão. Em um não colocamos água, no segundo colocamos água moderadamente e no último colocamos bastante água. Uma muda de flor foi colocada em uma caixa de papelão e coberta por um saco plástico e a outra muda de flor ficou exposta na sala de aula. Concluímos mediante vários dias de observação que a semente precisa de água para germinar, terra fértil, ar puro e também luz solar. Pois a semente no algodão seco não germinou pela ausência da água, já no algodão molhado germinou, porém, ficou fraca por faltar terra para a planta se fixar e retirar sais minerais indispensáveis ao processo da fotossíntese. No pote com terra sem água a semente também germinou, porém, ficou prejudicada devido à ausência da água, no outro pote com água em quantidade ideal a semente germinou e cresceu saudavelmente. No último pote com bastante água a semente não germinou devido ao excesso de água ocasionando o apodrecimento da mesma. A muda de flor dentro da caixa de papelão sem contato com a luz solar e sem ar puro, ficou doente e enfraquecida, pois, não conseguiu realizar o processo da fotossíntese, já a muda de flor exposta ao ar livre, com terra fértil, em contato com a luz solar e com a água cresceu bonita e saudável.
PRODUÇÃO DE DETERGENTE CASEIRO EM SALA DE AULA: INCENTIVO PARA A MUDANÇA DE ATITUDES
Aluno(a)Pesquisador(a): Dara Luana do Amaral Azevedo, Jardel Souza de Miranda, Anderson Almeida da Rosa, Daiane Silveira Lissarassa – 3° ano
Professora orientadora: Elaine Godoflite Miranda
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro
Resumo
Os alunos do 3° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro orientados pela professora Elaine Godoflite Miranda desenvolveram dentro do Projeto “Todos pela Escola” que o educandário está realizando durante o ano letivo de 2010 atividades envolvendo: hábitos, atitudes, higiene e meio ambiente. Considerando que este projeto e as atividades são de grande valia, pois é um tema que vem permitir aos alunos entenderem o mundo dentro e fora da escola e que possibilitará a sua convivência saudável em sociedade, não importando quão diferentes possam ser as pessoas do ponto de vista físico, social, econômico, cultural e político. Através do desenvolvimento oportuniza conhecimentos, análise e conscientização dos verdadeiros valores humanos. As atividades foram desenvolvidas procurando criar hábitos e atitudes nas crianças e para que isso realmente acontecesse no concreto, houve a participação e decisão dos alunos na produção de detergente caseiro e também a contribuição dos mesmos com o material utilizado. O principal objetivo deste trabalho foi o de contribuir para uma formação mais consciente dos alunos, para que os mesmos cresçam cientes de suas atitudes, capazes de atuar na realidade ambiental de forma comprometida com a vida respeitando o meio em que vive e com o bem estar do planeta que moramos. Após o desenvolvimento do projeto verificou-se o quanto é de importante relevância estudar e relacionar atividades com a prática para se ter uma aprendizagem maior, pois é através desse ligamento com a realidade que se constrói um verdadeiro conhecimento. Os alunos demonstraram-se bastante interessados e colaboraram de forma espontânea na produção do detergente caseiro o que comprova desde já uma mudança em atitudes de comportamento e irá com certeza refletir e se tornar realidade no cotidiano de cada um. Acredita-se que todo esforço e dedicação dos professores como essa produção que foi realizada na escola buscando trazer a realidade do aluno para dentro da sala de aula, contribui de forma muito positiva na formação pessoal e concreta e sua construção do conhecimento.
PRODUÇÃO DE DESINFETANTE CASEIRO: INOVAÇÃO EM SALA DE AULA
Aluno(a) Pesquisador(a): Danton Lenz Veiga, Eduarda Pinheiro de Castro, Wellington Felipe Pinheiro Fernandes
Professora Orientadora: Maria Elisa Rech de Oliveira
EMEF São Pedro – 4º ano
Resumo
A Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, está desenvolvendo o Projeto “Todos pela Escola”. Dentro deste projeto os alunos do 4º ano 43 juntamente com a professora Emília Maciel, produziram o desinfetante caseiro, sendo que este estava inserido no conteúdo sobre higiene. Tal produção surgiu através da necessidade dos alunos levarem para sua realidade aprendizagens de formação escolar. Como a escola é um ambiente onde os estudantes aperfeiçoam conhecimentos adquiridos em sua realidade, se pensou e se discutiu com eles em sala de aula, uma forma de trabalhar a partir da qual pudessem aplicar a produção no meio em que vivem. Foram propostas várias experiências que poderiam ser feitas e os alunos escolheram a produção do desinfetante caseiro. Essa atividade desenvolvida teve como principal objetivo criar hábitos e atitudes de higiene, assim obteve-se uma verdadeira cooperação entre os alunos, onde todos puderam tomar conhecimento sobre o cuidado com o meio ambiente em que se vive e sua real valorização para a humanidade. Ao realizar a produção do desinfetante caseiro, os alunos foram receptivos e questionadores, a cooperação foi grande o que nos dá certeza de que a mudança nos hábitos e atitudes irá trazer os resultados futuros desejados. Comprovou-se através dessa atividade, que os alunos decidiram desenvolver, maior integração e participação de todos, pois surgiu de uma necessidade deles mesmos. Assim, se tem mais uma vez a certeza de que a escola deve continuar trabalhando e desenvolvendo projetos que tragam a realidade do aluno para dentro da sala de aula. Concluiu-se que houve uma integração grande e significativa por parte dos alunos o que se constata na construção dos conhecimentos. Verifica-se que é através da educação que podemos mudar e transformar o mundo sempre partindo da realidade em que se vive.
LENDO, CRIANDO E TRANSFORMANDO HISTÓRIAS
Aluno(a) Pesquisador(a): larissa k. Daruy, Caroline Scherer, Marília Gross de Miranda, Cássia G. Daruy, Gustavo Dorneles Pimmel e Ricardo Rodrigues Ehlert.
Professora(s) orientadora(s): Rose Oliveira Lunardi, Ana Paula kolling e Marisete Machado da Luz
Colégio Evangélico Rui Barbosa
Resumo
A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a “perceber” e “compreender” o mundo. Para desenvolvermos o gosto pela leitura, desde a infância é importante que a criança se familiarize com os livros, com os mundos mágicos, imaginários. Deste modo, tendo como objetivo desenvolver o gosto pela leitura e capacidade de imaginação criadora, fazendo um paralelo entre a fantasia e o real, tornando a leitura uma atividade prazerosa que oportunize o desenvolvimento da expressão oral e escrita. As aulas serão diversificadas e interdisciplinares seguindo os conteúdos a serem estudados, sempre ligados ao tema do projeto. É preciso conhecer e compreender o aluno como um ser concreto, afetivo e cognitivo. A tarefa do professor é incentivar a busca da verdade e do conhecimento, as verdades precisam ser ensinadas não como eternas e absolutas, mas como possibilidades para novas verdades e novos conhecimentos. O trabalho com Contos Clássicos na Literatura infantil possibilita ao leitor o contato com a língua escrita, além de encantar, por lidar com o imaginário, por que revela sentimentos e valores de uma época, podendo nos fazer sonhar ou refletir sobre a vida e o mundo. Começamos com a escolha dos contos preferidos dos educandos, produção de um livro, batalha da leitura, jogos, músicas, tetros, pesquisa, filmes dos clássicos, desenhos com diferentes técnicas e a modernização dos contos. Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questione e transforme através de ações concretas. Tendo objetivos reais alcançados, tais como: a ampliação do vocabulário, imaginação e criatividade. Valorização da língua escrita, a estimulação da oralidade e a construção de livros, tornando-os além de leitores também autores.
RÁDIO INTERATIVA CANOVA
Aluno Pesquisador: Carlos Alberto Dani, João Luis Ramborger Corrêa, Josieli Rocha Pereira, Gabriel Dias Schmidt
Professora orientadora: Cleidi A. dos Santos Lima
(texto coletivo 2º ano)
Escola Municipal de Ensino Fundamental Canova
Resumo
A turma do 2º ano iniciou um projeto que se chama Rádio Interativa, o programa acontece todas as terças-feiras na hora do recreio, usamos na apresentação caixa de som, rádio, microfone e Cds. Cada semana é um grupo áulico que apresenta. Montamos o programa na sala, cada um participa com sugestão de dicas e notícias, também tem música e recados que os alunos de todas as turmas da escola pedem em cartas. Estamos aprendendo muito, porque precisamos pesquisar, ler e escrever, respeitar a opinião dos outros e construir em grupo. Depoimentos: “Eu falei no microfone e eles pediram música”. ( João Luiz Corrêa ). “Eles pediram e escrevem as músicas que queriam” .( Rian Moura Gonçalves ). “Eu gostei muito que os colegas botaram uma carta na caixinha, para escrever uma carta tem que saber escrever” .( Amanda Alves de Lima ) “Eu gostei de muito da rádio, porque tem música, recado e microfone” .( Josiele Rocha Pereira ). “Me deu uma dor na barriga de apresentar” .( Andressa dos Santos Oliveira ). “É bom de montar o programa da rádio”.( Ícaro Machado ).
A ÁGUA COMO FONTE
Alunos Pesquisadores: Bruna Pinto, Maysa Schenaider, David Silva, Mirieli Santos e João Nunes
Professora orientadora – Noemia Margarete Martini Donadel
Escola Municipal de Ensino Fundamental Batista
Resumo
Escola vem desenvolvendo o projeto:”Meio Ambiente” e dentro das atividades realizadas a turma do 3º ano aprofundou os estudos sobre “A água como fonte de vida”. Partindo da necessidade de conscientizar os alunos da importância em preservar o meio ambiente e através de A pequenos atos é que podemos conservar e garantir a vida no planeta terra. Após a visitação realizada nas instalações da CORSAN ( análise da água, distribuição para a cidade) desenvolvemos atividades, entre as quais destacamos momentos de reflexão, análise crítica, relatos e troca de informações e experiências vivenciadas no convívio diário, confecção de maquete com materiais de sucata e com massa de modelar, produções textuais, histórias em quadrinhos. Sabemos que o processso de conscientização deve começar dentro das escolas, formando alunos críticos e conscientes, oportunizando e promovendo dentro e fora da escola discussões, ações, envolvendo a comunidade escolar. Será satisfatório se todos os alunos e as pessoas do seu convívio praticarem e adquirirem o hábito de preservação, sempre que vivenciar ações incorretas questionar e conscientizar para a mudança de novas atitudes que beneficiam o planeta terra. A realização do projeto trouxe contribuições positivas aos alunos percebeu-se nos seus relatos segurança e conhecimento de experiências vivenciadas por eles. Para mim foi uma experiência muito positiva pude perceber o quanto houve o envolvimento, preocupação, conscientização e interesse demonstrado pelos alunos em cuidar, preservar e acompanhar e conscientizar as pessoas com quem convivem. Bruna- Eu falei para meus pais da importância em economizar água. Pedi para a vó Noeli arrumar a torneira que estava com vazamento. David- Parabenilizei a vó Delaid por ter juntado água da chuva para lavar as calçadas, roupas. Peço para o mano Natan economizar água quando escova os dentes.
ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
COLETÂNEA DE POEMAS: A ESCOLA NA MINHA VIDA
Aluno(s) Pesquisador(es): Ariéli Pinheiro Cassiano, Willian Fagundes da Silva, Jhonatan Guilherme Bogorni, Carlos Leandro Souza de Miranda
Professora Orientadora: Poliana Steinhaus Mânica
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro
Resumo
Nós da turma cinquenta e dois da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro elaboramos uma coletânea de poemas relacionada com a temática do Projeto Todos pela Escola. Nós já estávamos trabalhando sobre valores que devem ser mantidos na escola e fora dela, a temática foi, portanto, bastante trabalhada antes da elaboração dos poemas. Nós não estávamos acostumados a trabalhar com esse gênero textual, então a professora explicou como era organizado e as características dos poemas, vale ressaltar que precisamos dessas orientações, pois iríamos ocupá-las não só para a coletânea, mas também, para as Olimpíadas de Língua Portuguesa. Para a elaboração dos poemas, que foram produzidos individualmente, foram utilizados o caderno, folhas de ofício, lápis, caneta e borracha. Após as principais orientações sobre os poemas foi realizado um debate a respeito da temática valores, a produção, consequentemente, e a correção dos poemas, por último, passamos a limpo as redações corrigidas pela professora e ela, então, montou uma coletânea. Conseguimos ter um ótimo aproveitamento dessa atividade. Além de exercitarmos a escrita e conhecer as características e como se faz esse tipo de texto, tivemos a oportunidade de viajar com as palavras e expressar o que realmente sentiamos.
XADREZ: UMA VISÃO DE ENSINO
Aluno(s) pesquisador(es): Jéssica F. Leimann, Marcelo Michael, Isabel Taborda, Júlio Cezar de Almeida, Odair José Hening
Professor orientador: Darlan Rodrigo Abegg
Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental Otávio Bos
Resumo
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Otávio Bos localizada na rua Francisco Leopoldo Uhry nº 265 , visando a aprendizagem do aluno vem desenvolvendo as atividades escolares a partir do Projeto: VIDA, CULTURA E AMBIENTE. Dentro deste projeto serão desenvolvidas várias ações durante o ano letivo, envolvendo todos os alunos da Escola, favorecendo a participação, interesse, criatividade e pesquisa. A inserção da ação XADREZ: UMA VISÃO DE ENSINO na escola, iniciou com uma pesquisa sobre o surgimento desse jogo e após, foram estudadas as regras. A prática semanal do jogo de xadrez foi incluído nas aulas de matemática e foi criada uma oficina em turno inverso. Por meio desta ação a escola oportuniza aos educandos um ótimo recurso para desenvolver habilidades mentais, desenvolvendo a atenção, memória, raciocínio lógico, imaginação, trabalho em equipe e cooperação estimulando a autoestima. Na medida em que a ação está sendo desenvolvida percebemos um crescimento no desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos, bem como, emocional e moral. Dentro deste contexto, a Escola notou a importância dos benefícios que o Xadrez pode trazer ao aprendizado dos educandos, mas principalmente no que se diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de aprendizagem como um todo, pois, sabemos que cada ser humano é único, dotado de capacidades e limitações.
Durante os jogos os educandos concluíram que aprender jogando de forma lúdica e divertida, o xadrez também desenvolve várias habilidades como: possibilidade de progredir segundo seu próprio ritmo, oportunidade de descobrir uma atividade onde pode se destacar e paralelamente progredir em outras disciplinas. Aprende também a ter autonomia, autodisciplina, autocontrole, e como conseqüência, torna-se uma pessoa cidadã e humana, dotada de capacidades. Além do aspecto esportivo, possibilita o espírito de competitividade e a participação em torneios.
FITOTERAPIA E SAÚDE
Aluna Pesquisadora: Karen Estefani Barbosa de Lima
Professora Orientadora: Aline C, Grosmann
Escola Municipal de Ensino Fundamental de Turno Inverso – Escola Social
Resumo
O trabalho sobre os chás é muito importante para o nosso aprendizado e construção de conhecimentos sobre o que as plantas podem nos oferecer e tem de melhor. As plantas são importantes para a natureza e também para a nossa saúde. As pessoas de mais idade conhecem as plantas de forma prática, nós estudantes jovens precisamos resgatar esse conhecimento através de livros, internet e nos beneficiar de suas propriedades.
O objetivo dessa pesquisa é saber a importância das plantas medicinais, conhecer seus nomes, como usa-las melhor e para qual doença. Mostrar para as pessoas que além dos medicamentos podemos usar chás apara ajudar nas doenças e prevenção de novas.
Como metodologia pesquisamos, lemos em livros, revistas e internet sobre o nome dos chás e suas ações no organismo. Montamos o livro dos chás que é usado na escola por todas as pessoas, nele temos varias receitas de chás para as doenças.
Sobre o resultados e conclusões, eu aprendi várias conhecimentos importantes que antes não tinha. Agora sabemos a forma correta de preparar os chás e para quais sintomas são mais indicadas. As práticas que fizemos junto com a professora foram bem interessantes e podemos fazer estas receitas em casa (a olina, o travesseiro e os sabonetes). É muito bom ter na escola o horto medicinal para uso da comunidade escolar. Quando estudamos textos em aula, a professora explica, e após faz as atividades práticas o aprendizado é bem melhor, não esquecemos esses conhecimentos.
UNIDOS PELO SABER
Aluno(s) Pesquisador(es): José Vinícius Marks Machado, Ana Paula Inazaki dos Santos , Milena Bellinaso, Cleison Jean Santos de Oliveira, Guilherme de Abreu Squinzani, Mateus Marchi Witczak, Larice Wontroba
Professora Orientadora: Valesca Falcão Sorteia
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Miguel Arcanjo – 5ª série
Resumo
A escola tem o papel importante de instruir e preparar os alunos para se tornarem agente de transformação. Este projeto intitulado “Unidos pelo saber” tem por objetivo oferecer ao aluno através da interdisciplinaridade, condições e situações de aprendizagem, que contribuam efetivamente para o desenvolvimento de sua autonomia e criatividade. De maneira que a assimilação de conteúdos seja feita através de uma metodologia inovadora, onde o educando seja um agente pesquisador e que possa inter-relacionar sua aprendizagem com a pluralidade de informações da atualidade. Segundo CARLOS (2006 ), “trata-se de uma prática que não dilui as disciplinas no contexto escolar, mas que amplia o trabalho disciplinar na medida em que promove a aproximação e articulação das atividades docentes numa ação coordenada e orientada para objetivos bem definidos.” Utilizando uma metodologia de pesquisa-interdisciplinar, enfatizou-se o tema copa do mundo de futebol, pelo qual os educandos pesquisaram dentro de cada disciplina conceitos e práticas envolvendo esta temática , onde, através de um seminário dos conceitos selecionados pelos alunos, mediado pelos educadores, surgiu a necessidade da construção de uma maquete de um estádio fictício de futebol, tendo em vista que a grande maioria dos alunos não conhecem um estádio, os mesmos buscaram através de pesquisas obter uma visão ampla e consequentemente a apropriação do conhecimento sobre os conceitos pesquisados e colocaram em prática, sendo considerado satisfatório. O ponto de partida e de chegada de uma prática interdisciplinar está na ação. Desta forma através do diálogo que se estabelece entre as disciplinas entre os sujeitos das ações, a interdisciplinaridade devolve a identidade às disciplinas fortalecendo- as e evidenciando uma mudança de postura na prática pedagógica, sendo assim, a avaliação do mesmo ocorreu concomitantemente com o desenvolvimento da pesquisa e construção das práticas.
CONFECÇÃO DE MAQUETES
Aluno Pesquisador: Alunos da 5ª Série
Professora Orientadora: Carla R. Carvalho
Escola Municipal de Ensino Fundamental Canova
Resumo
Ler é essencial. No final de cada livro, ficamos enriquecidos com novas experiências, novas idéias, novas pessoas. Poder representar de uma forma prática uma leitura que valeu a pena, é compartilhar com outros leitores de um mundo imaginário que só a leitura nos possibilita, além de ser uma experiência inesquecível.
O trabalho em grupo de confecção de maquete proporciona uma interação entre os alunos, desde o planejamento do que será realizado, além de troca de idéias, os elementos que devem ser levados em conta e que são fundamentais aparecer, até os materiais necessários e a contribuição material de cada componente do grupo. O objetivo deste trabalho que surgiu com a leitura de livros em grupos, distribuídos pela professora em sala de aula, buscou mostrar aos alunos de forma significativa e que tenha um resultado bem sucedido. O conhecimento que cada um adquiriu através da leitura foi determinante durante o percurso até o trabalho final. O material utilizado para a realização desta atividade foi determinado através de uma sondagem inicial feita pela professora que listou os possíveis materiais que poderiam ser utilizados na confecção de uma maquete, como: caixinha, tinta, cola,tesoura, isopor,palitos,papéis coloridos, entre outros. Mais tarde, a partir do que seria representado, cada grupo decidiu então, o material que iria utilizar na confecção de sua maquete.
A metodologia de trabalho teve como ponto de partida a leitura de livros, um para cada grupo de alunos, com temáticas diferentes, distribuídos no sorteio. O empenho e a participação dos alunos nesta atividade, foi determinante. A proposta da confecção de maquete despertou ainda mais o interesse deles pela leitura, pois sabiam que quanto mais leitura, mais conhecimento para que o trabalho tivesse um melhor resultado
Penso que esse tipo de proposta motiva nossos alunos,não somente pela pintura, colagem e pelo recorte, mas é uma forma de tirar do livro a história e não guardá-la simplesmente numa estante ou na mochila. Mostrar do que são capazes, valoriza seu conhecimento e suas habilidades para as artes, além de estimular a competência lingüística através da contação de histórias
VERBO, VERBO: EU PRECISO DE VOCÊ
Aluno(s) Pesquisador(es): Dinael Engelmann Cavalheiro, Rayssa Dyovana da Silva, Renata Dotto Roque, Jeiciely Rodrigues Gonçalves – 7ª série
Professora Orientadora: Poliana Steinhaus Mônica
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro
Resumo
O homem, como ser integrante da sociedade, sente a necessidade de se relacionar com o seu meio e é através da língua que ele mantém essa interação. Compreender o funcionamento dessa é ser capaz de utilizá-la com eficiência.
Dessa forma, torna-se pertinente o aluno situar a sua fala oral ou escrita no tempo, e é de suma importância, assim, o uso correto dos tempos e modos verbais. Tendo em vista a aprendizagem dos verbos como conteúdo da sétima série, foi desenvolvido um jogo (bingo), na turma setenta dois da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, com a finalidade de que o aluno associe o conteúdo de uma forma prazerosa e perceba a importância de usar o modo verbal adequado para cada situação comunicativa. Descrição de materiais e métodos utilizados: Foi utilizado para elaboração do bingo folhas de cartolinas, canetinhas, réguas, tesouras, cola e papel contátil. A confecção do jogo foi realizada em grupo e em duplas. Inicialmente, os alunos sugeriram alguns verbos. A professora-orientadora trouxe as fichas com os modos verbais dos respectivos verbos. Cada dupla conjugou os verbos das fichas. No dia seguinte, a professora trouxe os verbos conjugados pelos alunos digitados, que foram colados na cartolina dividida em noves quadrinhos.Fichas e cartelas prontas, hora do jogo. Síntese dos resultados finais: A turma em geral possuía grande dificuldade na conjugação dos verbos. Com essa prática, eles puderam, realmente, vivenciar e praticar a utilização correta dos modos verbais mostrando um real interesse na sua aplicação.
Conclusão: A partir da experiência, percebe-se a importância do contato com diferentes métodos de aprendizagens, no caso, o jogo, visto que a partir dessa técnica o aluno pode desenvolver a competência comunicativa capacitando estes a empregá-la, adequadamente em algumas situações cotidianas.
A ÁGUA COMO TEMÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL
Aluno(s) Pesquisador(es): Samuel Bueno, Alexia Schiewe, Carina Andressa Forcelius, Rafael da Luz
Professora(s) Orientadora(s): Ana Paula Ternes, Charline Brigo
Escola Municipal de Ensino Fundamental Batista – 5ª série
Resumo
A água é um recurso de extrema importância para a manutenção de todos os tipos de vida, sendo que o planeta Terra é constituído em sua maior parte por este líquido. Embora exista grande disponibilidade, apenas pequena porção é de água própria para a utilização do homem. Diante disso, bem como na necessidade da preservação da água, realizamos trabalhos nas disciplinas de ciências e matemática buscando problematizar estas questões. Estudamos a música Planeta Água do artista Guilherme Arantes, a partir desta discutimos a sua importância e a distribuição na Terra. Com o auxílio de pequenos textos produzimos mini-maquetes, utilizando massa de modelar, sobre os usos que podemos fazer deste recurso, e, também representamos algumas formas de poluição. Produzimos alguns poemas e cartazes buscando exemplificar maneiras de como evitar o desperdício, nesta temática produzimos um jogo no formato de trilha. Em seguida, a turma trabalhou em grupos, onde cada um recebeu um texto diferente sobre como utilizar a água de forma consciente e quais são algumas das formas de poluição, os textos foram debatidos e produzimos por fim algumas histórias em quadrinhos. Estudamos e debatemos ainda a música Poltrona Velha e depois foram feitos cálculos envolvendo a quantidade de água existente no país e no planeta a partir das porcentagens pesquisadas em sites de busca. A água é um componente essencial para a manutenção das atividades vitais, assim confeccionamos um cartaz explicitando as diferentes proporções de água presentes em alguns órgãos do corpo. Aprendemos durante estes trabalhos formas de evitarmos o gasto desnecessário da água, que é um recurso que deve ser preservado para as futuras gerações terem qualidade de vida. Foi possível desenvolver diferentes capacidades, dentre elas habilidades motoras, oralidade e socialização no grupo.
FOSSILIZANDO A BIOVERSIDADE
Aluno(s) Pesquisador(es): Juliana Vargas, Karine Padilha, Djean Brum, Eliseu Antunes, Jackson da Luz
Professora(s)Orientadora(s): Ana Paula Ternes, Charline Brigo
Escola Municipal de Ensino Fundamental Batista - 6ª série
Resumo
A biodiversidade pode ser entendida como a variedade de espécies vivas presentes em um determinado ambiente. Os seres vivos que hoje conhecemos não existiram durante toda a história da Terra, assim como, muitos seres que existiram a milhões de anos atrás, atualmente estão extintos e somente são conhecidos devido a existência dos fósseis. A interferência do homem no ambiente tem acarretado na elevação dos níveis de extinção tanto de espécies animais, quanto de espécies vegetais, e torna-se imprescindível discutir em sala de aula o assunto, buscando sensibilizar os estudantes quanto ao tema. Nas disciplinas de ciências e matemática foram realizadas atividades de pesquisa, utilizando jornais, revistas, bem como a Internet, buscando identificar alguns seres vivos que atualmente encontram-se extintos ou em risco de extinção, quais são as principais causas, qual é a interferência do homem neste processo, entre outros. Produzimos cartazes e poemas sobre o assunto, buscando sintetizar e apresentar os principais dados quanto ao tema. Além disso, realizamos um passeio na Praça Aládio Ferreira, onde observamos a paisagem, as plantas e animais. Depois, utilizando argila, procuramos reproduzir seres que visualizamos. Assim, fizemos fósseis de estruturas que consideramos importantes serem preservadas, sendo que cada aluno defendeu sua opinião quanto à escolha do material selecionado. O trabalho realizado pode ser considerado satisfatório, já que tivemos a oportunidade de relacionar diferentes conteúdos em uma mesma atividade, além de ser caracterizado como interdisciplinar. Nossos conhecimentos sobre o assunto foram ampliados e a realização de atividades diferenciadas tornou a aula mais prazerosa, ademais desenvolvemos nossa criatividade.
RECICLAGEM: UMA ESTRATÉGIA PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE
Aluno(s) Pesquisador(es): Sheila da Silva, Vinícius Figur, Robson Caldeira, Lenise Izeppi, Mirian Schneider
Professora(s) Orientadora(s) : Ana Paula Ternes, Charline Brigo
Escola Municipal de Ensino Fundamental Batista – 7ª e 8ª série
Resumo
A produção de lixo é um problema que vem se gravando, devido ao consumismo desenfreado. É preciso desenvolver a cultura da redução, reutilização e reciclagem de materiais no intuito de diminuir a extração de matéria-prima e baratear o processo de produção. Diante disso, buscamos desenvolver uma pesquisa voltada para a reciclagem de materiais, em especial a reciclagem de PET. Sob a orientação das professoras de Ciências e Matemática, fizemos leituras e a partir delas, discutimos e debatemos o tema diferenciado a consciência ecológica e o comportamento ecológico. Buscamos informações nos meios de comunicação e montamos uma coletânea de reportagens sobre as consequencias do destino inadequado dos resíduos.
Confeccionamos um jogo de memória denominado “Reciclar é Possível”, sendo que o mesmo apresenta questões quanto a coleta seletiva e o tempo de decomposição de alguns materiais. Foi realizada uma pesquisa com o auxílio da internet sobre doenças cujas estão diretamente relacionadas a problemática do lixo. As pesquisas foram socializadas e produzimos alguns textos simulando reportagens. Após o debate, retornamos ao laboratório de informática para pesquisar sobre alguns materiais e sua reciclagem, edentificando o impacto quando despejados no ambiente e a existência de alguns tipo de coleta ou comercialização do mesmo em nosso município, os resultados novamente foram socializados e confeccionamos alguns cartazes. Depois disso, utilizamos garrafas PET, confeccionamos alguns abjetos, demonstrando possibilidades de reutilização do material. Os recursos obtidos até agora foram de grande valia, já que conhecemos novos pontos de vista sobre o assunto e percebemos que mesmo para reciclar se produz lixo. Pretendemos dar continuidade a pesquisa, devido a relevância do tema, fazendo uma visita as futuras instalações da central de tratamento de resíduo de Giruá e região, além de assistir a palestras informativas.
BULLING
Aluno(s) Pesquisador(es): Francisco Moura de Freitas, Dienifer de Lima Fonseca, Tainara Oliveira dos Santos - 6ª série
Professora Orientadora: Fernanda Lira
Escola Municipal de Ensino Fundamental Nicolau Leite
Resumo
O presente trabalho pretende alertar à comunidade escolar sobre as implicações da prática de bullying. Atualmente, a sociedade se encontra num estado de depreciação dos valores fundamentais ao bem comum e à valorização da vida. E é nesse ambiente carente de sensibilidade, de solidariedade e de amor que nossas crianças e adolescentes crescem, aprendendo conceitos errados e vivenciando a violência, tanto física como moral, no dia a dia de suas vidas nos ambientes familiares, escolares e na própria convivência em sociedade. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa, via internet, em sites confiáveis, conforme disposto nas referências bibliográficas, bem como no debate e na apresentação dos resultados através de textos dissertativos e, finalmente, da apresentação em slides. Quanto aos resultados obtidos na pesquisa, enfatiza-se as doenças psicossomáticas, como a depressão, estresse, acompanhados de baixa estima, isolamento social, às vezes chegando ao suicídio. A pesquisa contribuiu para uma reflexão sobre essa prática na escola, objetivando minimizar ou suprimir essas ações, através de medidas preventivas e até punitivas. No decorrer das apresentações, vários alunos afirmaram ser vítimas de bulling e isso já revelou o início de um processo para combatê-lo, pois, na grande maioria dos casos, as própria vítimas silenciam. Ficou evidenciada a necessidade de se trabalhar valores de modo sistemático e interdisciplinar na escola.
PRÁTICAS AMBIENTAIS NO BAIRRO SANTA FÉ
Aluno(s) Pesquisador(es): Alexandra da S. Soares, Badir Fernando dos S. Da Silva, Jaicemir Nascimento de Morais, Jailson Freiberger, Vitória da Silva Caldeira - 7ª série
Professora Orientadora: Katiussa do Amaral Grosse
Resumo
O trabalho consiste em representar, através de gráficos, a Pesquisa de Práticas Ambientais no bairro Santa Fé, realizada em junho de 2009, como atividade da Semana do Meio Ambiente, através de questionário semiaberto, envolvendo 100 moradores, tanto em residência como em pontos comerciais. O objetivo desse estudo é pesquisar ações praticadas por esses moradores que se constituem em (des)cuidado ambiental, bem como demonstrar os dados através de gráficos e refletir sobre os resultado dos mesmos. Ficou evidenciado que a grande maioria dos entrevistados pratica ações que revelam responsabilidade pessoal e social com o lugar onde vivem e com relação ao uso racional da água e energia elétrica. Após a representação gráfica dos dados coletados, é possível transformá-los em eixos norteadores do projeto de educação ambiental desenvolvido na escola, bem como em ponto de partida para um debate mais aprofundado, embasado em referenciais teóricos,que permitam uma reflexão capaz de conduzir a uma mudança comportamental da comunidade escolar em relação ao cuidado planetário. Torna-se necessário também um retorno da escola a esses moradores visitados com orientações condizentes a suas práticas, visando incentivar os que já demonstram uma consciência ambiental e motivar os que ainda não despertaram para isso.
COLETA DE ÓLEO DE FRITURA
Aluno(s) Pesquisador(es): Thais Güllich Schneider, Agda Becker Freire, Carlos Eduardo Serafim, Eduarda Pazenhagem Comim, Tamara Fernanda Pinto da Rosa, Talisa dos Santos Santiago – 5 ª Série
Professora Orientadora: Paula V. Bervian
Escola Municipal de Ensino Fundamental Nicolau Leite
Resumo
A temática da pesquisa é referente aos malefícios causados pelo óleo de fritura, quando colocado diretamente no solo ou jogado no ralo da pia e tem como objetivo oportunizar à comunidade escolar práticas diárias de cuidado ambiental no dia-a-dia das pessoas. Primeiramente realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto em questão, entramos em contato com a empresa Biotechnos – Projetos auto-sustentáveis, de Santa Rosa, a qual veio até a escola fazer uma formação com todos alunos, onde foi firmado o contrato entre a referida empresa e a escola, ficando assim definido: a empresa se encarrega da cedência do recipiente, transporte e ressarcimento de R$ 0,60 por litro coletado e a escola responsabiliza-se pela coleta. Em seguida, confeccionamos o folder, em anexo, o qual foi distribuído entre os alunos, professores e em pontos estratégicos do comércio local, especialmente, mercados, padarias, restaurantes e apresentamos a escola como ponto de referência para entrega do referido óleo. Após esse trabalho de campo, os alunos, de acordo com cronogramas, fazem a coleta nos lugares pré-agendados. Esse trabalho representa uma ação do projeto de Educação Ambiental desenvolvido na escola.
CUIDAR DO AMBIENTE É PRESERVAR A VIDA
Aluno(s) Pesquisador(es): João Augusto de Mellos Maciel, Bruno Sérgio Pinto, Karlla Adelaide Gallon, Larissa de Mello do Amaral, Bruna Elise Gallon, Ana Patrícia do Amaral
Professora orientadora: Leila Ilhete Preichardt Boszko
Escola Municipal de Ensino Fundamental José do Patrocínio
Resumo
Qualidade de vida e meio ambiente sempre andaram de mãos dadas. Esta afirmação, por si só, nos mostra que a preservação ambiental deve ser uma preocupação de todos. É preciso que haja a conscientização rápida dos seres humanos da necessidade real e imediata da conservação e recuperação de meio ambiente, para a consequente melhoria da qualidade de vida dos seres humanos, animais e plantas. É necessária a busca de soluções urgentes para questões relevantes. Não adianta ficarmos apenas no alerta temos que fazer a nossa parte. Devemos nos preocupar em reduzir o nosso lixo, reciclando o máximo possível os resíduos por nós gerados no atendimento de nossas necessidades, dando o destino correto para o material que não pode ser reciclado.Com base nessa ideia de conscientização, desenvolveremos na escola o projeto interdisciplinar que envolve educadores, educandos e comunidade local. Desenvolvemos os seguintes temas: o meio ambiente e a questão do lixo, evidenciando através da exibição do filme “Wall. E”. Esse filme trouxe questões importantes como o reaproveitamento do lixo sensibilizado a união entre as pessoas, atitudes e hábitos saudáveis, interação com o meio em que vivemos para termos um ambiente mais saudável e consequentemente uma melhor qualidade de vida.Concluídos que consumindo conscientemente e com sustentabilidade, dando destino correto aos dejetos gerados é a garantia de qualidade de vida. Mais do que isso, é garantia de vida no planeta. O planeta agradece e humanidade também. Consumidor conscientemente e com sustentabilidade, dando destino correto ao lixo gerado, é a garantia melhor de melhor qualidade de vida
JORNAL ESCOLAR
Aluno(s) Pesquisador(es): Patrícia Martinelli Bayer, Ana Paula Amaral da Veiga, Casiani Reginaldo, Helena Beatyz Gallon Pubanz, Paula Regina Reginaldo da Veiga
Professora Orientadora: Deise Tatiane Maslowski Jaskulski
Escola Municipal de Ensino Fundamental José do Patrocínio
Resumo
Desde a antiguidade as pessoas sempre quiseram encontrar uma forma de perpetuar suas histórias, pois se ouvidas e transmitidas de forma oral, correm o risco de perderem- se facilmente ou serem esquecidos e se forem escritas permanecerem e ficam registradas. Nesse contexto o jornal pode ser considerado um dos mais importantes instrumentos de comunicação e informações entre alunos e professores, escola e comunidade, pois o jornal como recurso didático possibilita o trabalho com diversos textos, além de despertar nos alunos habilidades como: pesquisa, produção textual, opiniões criticas, interpretação e compreensão, correção de erros ortográficos e o contato com as mais diversas tipologias textuais, etc. A produção de texto é muito importante para a consolidação dos conhecimentos, pois quem expressa desenvolve uma visão critica sobre algo. Como estamos vivendo numa época de globalização e informatização, a comunicação é muito rápida, a escola tem como função ensinar a norma culta da Língua Portuguesa, especialmente da escrita e o jornal auxilia neste propósito, além de integrar a escola e a comunidade. Portanto a escola está desenvolvendo o projeto jornal escolar para despertar no aluno as habilidades de escrita e a oralidade, bem como a sua aotoestima, o resgato de fatos e acontecimentos da escola e comunidade o registro de acontecimentos e eventos realizados no momento, a produção de diversos textos. Utilizar a produção do jornal para informar, comunicar e integrar acontecimentos e eventos da escola e comunidade, bem como despertar no aluno a produção escrita e a interpretação de diversos textos.
O LIXO E SEU DESTINO FINAL
Aluno(s) Pesquisador(es): Marcos Vinícios Machado Zeidler, Alana Ariel de Oliveira, Sara Teixeira da Silva, Maria Gabriela de Abreu.
Professora Orientadora: Maria Renir Prestes Zimmermann
Escola Municipal de Ensino Fundamental Turno Inverso – Escola Social
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo desenvolver ações que possibilitem conhecer a situação na cidade de Giruá da problemática do lixo, e mostrar que meio ambiente limpo e sadio é saúde. A proteção do meio ambiente, contra as conseqüências adversas da disposição de resíduos é um grande problema de saúde pública atualmente. São considerados resíduos Sólidos, aqueles derivados da atividade industrial, agrícola, hospitalar, doméstica, comercial, etc. É também o material descartado, individual ou coletivamente, pela ação humana, animal ou por fenômenos naturais nocivos à saúde, ao meio ambiente e ao bem–estar da população. A Coleta Seletiva é abordada como uma alternativa para a questão da disposição final do lixo e também pode ser considerada uma fonte rentável. É um sistema de recolhimento e separação de materiais recicláv eis, como plásticos, papéis, vidros, metais e orgânicos, materiais são vendidos as indústrias recicladoras ou aos sucateiros. Este trabalho teve um enfoque na pesquisa dos locais onde o lixo é reciclado, que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. É uma atividade, pela qual, materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria- prima na manufatura de novos produtos. O local de separação destes lixos está organizado em cooperativas sendo então por famílias particulares em suas residências. Foram realizadas também, visitas a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, que relatou sobre o Projeto do Aterro Sanitário que já está sendo implantado. O aterro sanitário é um processo utilizado para a disposição de resíduos sólidos no solo, como o lixo domiciliar que fundamentado em crité rios de engenharia e normas operacionais específicas, permite a confinação segura em termos de controle de poluição ambiental, proteção à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais.
SER EU E BUSCAR UM NOVO AMANHÃ
Aluno(s) Pesquisador(es): Carla Patrícia Archemncher, Eliziane Marques de Lima, Pamela Matter Fernandes, Bruna Uggeri de Lima
Professora Orientadora: Rosani Assunção da Silva
Escola Municipal de Ensino Fundamental José João Bisognin
Resumo
A Escola Municipal de Ensino Fundamental José João Bisognin, localizada no bairro Santa Rita, vem desenvolvendo a aprendizagem a partir do Projeto: Ser Eu e Buscar um Novo Amanhã, dentro deste projeto serão aplicadas várias ações durante o ano letivo, envolvendo todos os alunos da Escola, favorecendo a participação, interesse, criatividade e pesquisa. No mês de abril desenvolvemos o sub projeto: Dia do Índio, neste trabalho propomos a execução de diversas práticas pedagógicas nas áreas do conhecimento e conteúdos do currículo para que estejam envolvidos de forma interdisciplinar com intuito de trazer para dentro da Escola um pouco da história, crenças e cultura dos povos indígenas. Nosso objetivo é conhecer e sensibilizar os educandos, sobre a história dos índios, usos, costumes, hábitos, alimentares, linguagem, lendas e crenças. Localizar no Mapa onde ainda vivem tribos indígenas, vivenciar através de atividades artísticas e manuais um pouco da cultura, pesquisar e confeccionar gráficos sobre a população aplicando a Matemática no cotidiano, degustação de comidas da cultura, estudo de lendas e mitos, reflexão sobre o papel do índio na formação da nação brasileira, palestra com o Professor e Vice Prefeito Elton Mentges. Nas atividades desenvolvidas os alunos concluíram que os índios estão em extinção. Que hoje tem aproximadamente 500000 índios distribuídos nos estados brasileiros sendo que muitos estados não tem mais. Foi de extrema importância conhecer a história dos povos indígenas, para então, valorizar e respeitar sua cultura. Além disso, foi possível observar a forma como vivem os índios e aproveitar as suas experiências para construir uma sociedade melhor, mais humana e justa.
Esta metodologia adotada com os educandos partindo da alegria, progresso e do entrosamento busca novas descobertas e um crescimento promissor na aprendizagem de forma diferenciada e significativa.
A SALA DE AULA COMO ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE A SEXUALIDADE
Aluno(s) Pesquisador(es): Rafaela Maria Backes, Rayssa Dyovana da Silva Iuanson, Renata Dotto Roque e Tainá Caroline da Silva Antunes
Professor(a) Orientador(a): Ana Paula Lausmann Ternes
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro
Resumo
A adolescência é uma fase repleta de dúvidas, angústias e curiosidades, é importante conhecer a anatomia e a fisiologia do corpo humano, discutir a gravidez, suas implicações e as doenças sexualmente transmissíveis. Partindo-se destes pressupostos, nós alunos da turma 72 da Escola Municipal São Pedro, desenvolvemos nas aulas de ciências, atividades que visam elucidar dúvidas quanto a estes temas. Inicialmente assistimos documentários com explicações sobre os sistemas reprodutores, a partir do qual realizamos um debate. Foi proveitoso, pois também aprendemos e discutimos sobre os mitos relacionados à menstruação. Com o auxílio do laboratório de informática, pesquisamos quanto aos diferentes métodos anticoncepcionais e após observamos histórias em quadrinhos sobre a gravidez indesejada, posteriormente produzimos reportagens sobre as causas, conseqüências e formas de prevenção da gravidez na adolescência. Assim aprendemos sobre a importância do uso da camisinha e da responsabilidade que se deve ter durante uma relação sexual. Realizamos também uma pesquisa, utilizando livros e materiais diversos sobre as doenças sexualmente transmissíveis, conhecemos suas características, as formas de tratamento e prevenção, discutimos as pesquisas em sala de aula e confeccionamos panfletos sobre o assunto. Primeiramente os panfletos foram elaborados em sala de aula e posteriormente foram montados com o auxílio dos recursos da informática. Esta atividade foi muito interessante, pois foi possível pesquisar na Internet, utilizar figuras e outros recursos, porém tivemos algumas dificuldades para manusear o computador. Produzimos em sala de uma um jogo de perguntas e respostas, onde elaboramos as regras e as maneiras de jogar. Foi uma atividade interessante e divertida, onde usamos a imaginação para montar o jogo e também aprendemos bastante. Estas atividades foram muito proveitosas, pois conhecemos as diferentes formas de prevenção da gravidez e como evitar o contágio por DSTs.
O JOGO DIDÁTICO: PROJETO HISTÓRIA NA PONTA DA LÍNGUA.
Alunos pesquisadores: Alunos da 7ª série
Professor orientador: Alexandre José Krul.
Escola: Colégio Evangélico Rui Barbosa
Resumo
Diariamente jogávamos “super trunfo” e “truco” na escola; em conversas com o professor de história desenvolvemos o jogo didático como uma atividade em sala de aula, como uma das formas de sistematização e aprendizagem após as aulas teóricas e as pesquisas realizadas sobre os conteúdos: Brasil Colônia; A sociedade cafeeira no Brasil no momento de transição entre a Monarquia e a República. Neste caso o jogo não serviu para introduzir o conteúdo, mas teve por objetivo a expressão, de forma criativa, dos conhecimentos após o estudo aprofundado do conteúdo. Os grupos foram divididos para conversarem sobre o conteúdo e projetarem o jogo, pensando nas regras, no formato das cartas, nos desenhos e nos conteúdos escritos que seriam abordados, orientados pelo professor. Após o projeto delineado, realizamos a produção dos jogos em nossas casas. Os materiais usados foram: folhas de papel e papelão, EVA, material de sucata, cola, tesoura, lápis de cor, giz de cera, canetinha e papel contact. Cada grupo apresentou o seu jogo e teve oportunidade de jogar o jogo dos colegas neste mesmo dia e na semana seguinte. As atividades com jogos permitiram a aquisição de novos conhecimentos através dos diálogos, do trabalho cooperativo, oportunizando trocas em grupos.
Palavras-chave: Jogos didático, trabalho cooperativo, aprendizagem.
BIODIESEL E MEIO AMBIENTE
Aluno(s) Pesquisador(es) : Taís da Silva
Professora Orientadora: Aline Grosmann
Escola Municipal de Ensino Fundamental Canova
Resumo
Sabemos que é importante proteger o meio ambiente, devemos sempre procurar conhecimentos sobre medidas conscientes, esse assunto que aprendemos na aula de ciências é uma oportunidade para fazermos pesquisa e conscientizar as pessoas da importância de cuidar de nosso planeta e de nossa vida. Os objetivos com este trabalho são vários como: saber o que é biodiesel, onde é usado e como é feito. Conhecer também qual é a diferença entre biodiesel e petróleo. Estudar o porquê de não ser correto jogar o óleo na terra se ele some. Descobrir porque a água não se mistura com o óleo. A metodologia que utilizei foi prestar atenção na aula, nas explicações da professora, anotar dúvidas e questionar, li uma revista que a professora sugeriu. Além do mais durante a visita a fábrica na cidade de Santa Rosa prestei atenção na palestra do químico. Escrevi textos sobre a ação do óleo e da banha na natureza e também fiz os cartazes sobre as fotos do biodiesel. Ajudei a professora e colegas a fabricar o sabão líquido e o sabão em pó. Os resultados dessas aulas e da visita foram bem importantes, pois nós aprendemos mais e melhor quando estudamos, lemos, escrevemos, pesquisamos e fazemos atividades práticas. Após essas atividades aprendi muitos conhecimentos e refleti sobre ações inadequadas que antes eu praticava em casa com o óleo, expliquei para minha mãe a forma correta de descarte que é levar para a empresa para reciclar ou fazer sabão ou detergente (levei para casa as receitas que aprendi na escola). Também não reutilizamos muitas vezes o óleo por causa da acroleína, que pode causar câncer. É muito bom quando podemos aprender, conhecer mais sobre fatos simples da vida e mudar atitudes e cuidar do meio ambiente e não poluir.
O PÃO SALTITÃO
Aluno(s) Pesquisador(es): Bruna de Oliveira, Pamela dos Santos, Marluci de Almeida, Cleison da Silveira
Professora Orientadora: Sandra Rischter
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro
Resumo
O objetivo deste trabalho visa demonstrar que o pão colocado em contato com o dióxido de carbono ( CO2), em contato com a água gaseificada, tem a tendência de ficar mais leve. Utilizaremos para essa demonstração um copo, pedaços de pão e uma quantidade de água gaseificada , seguindo com o experimento, colocaremos um pouco da água num copo, em seguida faremos pequenas bolinhas de pão, as quais serão postas dentro do copo, para então percebemos que elas desceram, subiram e após algum tempos bolinhas de pão se abriram. A contece isso, pois, o dióxido de carbono envolveu as bolinhas de pão, e tornaram a densidade delas menor que a da água, por isso que elas subiram, e, ao atingir a superfície o dióxido de carbono vai diminuindo deixando maior a superfície, porque as bolhas que as envolveram eram o suficiente. O pão fica subindo e descendo porque ele é envolvido por bolhas de gás, enquanto está imerso na água, fica mais leve. No entanto, quando sobe e as bolhas em contato com o oxigênio estouram, o que faz a sua densidade tornar-se maior, fazendo com que desça para o fundo, voltando a superfície em seguida, quando envolto em bolhas novamente.
OBESIDADE COMO ALVO DE ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Aluno(s) Pesquisador(es) : Jaqueline Nargony, Márcia Fabiane Hoffman, João Paulo Deloss Vargas, Júnior Veiga da Silveira, Jamíres dos Santos Bolico – 7ª série
Professora Orientadora: Palmiéri Ruschel Willens
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro
Resumo
A obesidade é um problema que atingirá a uma grande parcela da população futuramente, pois a cada dia que passa as pessoas se movimentam menos e se alimentam mais. No presente texto relataremos sobre uma pesquisa realizada sobre obesidade. O tema foi escolhido devido ao alto índice de obesos encontrados nos últimos tempos. O trabalho tem como objetivo conhecer o que é a obesidade, suas causas, e também levantar questionamentos quanto as soluções como forma de alertar os jovens para a gravidade desse problema. Foram realizados estudos aprofundados sobre o tema para o conhecimento e esclarecimento relacionado aos riscos, causas e prevenção a obesidade. Será calculado o índice de massa corporal de nossa turma, a 7ª série 71 e posteriormente o restante das turmas das séries finais de nossa escola. Esperamos, através desse trabalho alertar os alunos do ensino fundamental – séries finais sobre a obesidade bem como a prevenção através da alimentação saudável e a prática do exercício física.
BULLYING
Aluno(s) Pesquisador(es): Thalita Júlio Trentin
Co-autores: Aline Maciel Blanck, Daiane Signorine Reginaldo, Itamara Luciele de Oliveira, Lucas Mateus Rodrigues, Robson
Professora Orientadora: Letícia Taborda
Escola Estadual de Ensino Fundamental Alfredo Saffi
Resumo
Atualmente, o termo Bullying vem ganhando espaço nos mais variados ambientes sociais. No entanto muitas pessoas desconhecem o seu significado, as suas características e as conseqüências dessa prática na sociedade. O presente trabalho pretende demonstrar como o Bullying se apresenta no ambiente escolar. E tem como objetivo demonstrar e conscientizar os estudantes sobre o perigo dessa prática. O estudo foi realizado através de pesquisas: iniciando com a definição do termo, suas características, onde se apresenta pesquisas de campo e gráficos com resultados dos dados obtidos na pesquisa de campo. Pretende-se com o trabalho diminuir a prática do bullying no ambiente escolar fazendo refletir essa idéia na sociedade. Conclui-se através do estudo que o bullying precisa ser evitado e assim sendo tornaremos o ambiente escolar um lugar de aprendizagem e crescimento pra todos sem preconceito.
ECO CASA
Aluno(s) Pesquisador(es): Leonardo Dalla Porta, Raissa Godoy Rith
Professora Orientadora: Palmiéri Ruschel Wielens
Escola Estadual de Ensino Fundamental Alfredo Saffi
Resumo
Atualmente, há uma constante preocupação com os recursos naturais, e a exploração destes sem afetar o meio ambiente. Ou seja, gerar desenvolvimento sustentável sem esgotar os recursos para o futuro. Nessa perspectiva, o presente trabalho era basear-se tendo como principal objetivo demonstrar situações sustentáveis com recursos naturais e com qualidade de vida evitando o desperdício. O trabalho desenvolvera a partir de uma maquete que demonstra o custo beneficio de uma eco casa utilizando materiais recicláveis. Bem como o reaproveitamento da água da chuva. Para tanto foram realizadas pesquisas e estudos referentes ao tema. Espera-se com o estudo constatar que e possível utilizar os recursos naturais de maneira consciente, econômica e sem prejuízos ao ambiente.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar situações sustentáveis buscando através dos recursos naturais a qualidade de vida evitando o desperdício.
RESULTADOS ESPERADOS: Concretizar a preservação e recuperação dos recursos naturais proporcionando aos indivíduos em seus ambientes ações que evitem o desperdício.
METODOLOGIA:A casa foi feita a partir de materiais como: telhas feitas de materiais reciclados (caixa de longa vida, tubos de creme dental e resíduos de empresas de papelaria). Também foi utilizado canos PVC, cola quente, E.V. A e etc. Ferramentas utilizadas: serrinha, pistola de cola quente, caneta, folha de alumínio, sementes, estilete, fita, bomba d’ água, manga etc.Representando uma casa com bons recursos da água e economia nas contas de energia elétrica e água, pois o aquecedor dispensa o uso de energia elétrica do chuveiro e outros equipamentos.
CONCLUSÃO: Concluímos que se os recursos naturais renováveis não forem preservados de forma respeitosa pelo homem, futuramente, enfrentaremos sérios problemas e a vida na Terra será comprometida.
A PROBLEMÁTICA DOS RECURSOS NATURAIS NÃO-RENOVÁVEIS
Aluno(s) pesquisador(es): Mayara Juliê Zimpel do Amaral
Co- autores: Ana Carolina Tavares Hubner, Rafaela Saraiva Conte, Isabeli Lucas Soardi, Luan Fernando dos Santos, Ângela Maria Pereira Ávila
Professora Orientadora: Anelize Conrad Karlinski
Escola Estadual de Ensino Fundamental Alfredo Saffi
Resumo
Os recursos naturais não-renovaveis estão cada vez mais escassos. Este estudo tem como finalidade enfatizar a extração irregular do petróleo que ocasiona uma catástrofe ambiental e econômica nos dias atuais. Diante disso, o mundo chocou-se com a notícia veiculada nos meios de comunicação no dia vinte de abril de dois mil e dez, no Golfo do México com a explosão da plataforma British Petroleum. Como objetivo queremos mostrar a importância de usar recursos renováveis e outras fontes de energias alternativas. Também destacar, as conseqüências deste acidente para fauna e flora e os prejuízos econômicos. Para a execução do trabalho foram realizadas pesquisas em diferentes mídias: Jornais, internet, televisão e vídeos. Através destas informações foi confeccionada uma maquete onde se simulou a plataforma e o ecossistema aquático. Com o resultado espera-se uma mudança de atitude perante a questão ambiental.
EJA
COPA DO MUNDO: UM OLHAR ALÉM DO FUTEBOL
Aluno(a) Pesquisador(a): Isabel Kwiatkowski,Itamar Fernandes de Lima, Neuza de Lima Ferreira, Maria Helena Agrinfo, Rosanete de Fátima de Miranda Ferreira
Professor(a) Orientador(a): Juliana Schizzi, Samuel Kramer, Samuel Kramer, Milton Barichelo e Adriana Minello
Resumo
As seleções dos diversos países se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol de quatro em quatro anos. A copa do mundo não serve apenas para reunir seleções, mas também para divulgação, integração e miscigenação de diferentes culturas com suas interessantes particularidades, onde se desenvolvem atividades de interação histórico-culturais. Baseado nesta percepção, este projeto vem desenvolver um trabalho interdisciplinar com os alunos do EJA, pesquisando as principais curiosidades de alguns países e valorizando-os como aprendizes-pesquisadores, dando-lhes oportunidades iguais para a interação na busca do conhecimento e valorização de um evento como a copa do mundo, tanto no aspecto esportivo como no aspecto cultural de cada país. Também pesquisando sua história, costumes, crenças, idiomas, religiões, culinárias a fim de conhecer um pouco da cultura desses países. O trabalho está sendo realizado com a utilização dos seguintes materiais: internet, cartolina, papel sulfite, canetas, canetinhas, lápis, borracha, tintas de tecidos de diversas cores, pincéis, cola. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa quantitativa e qualitativa sobre alguns países participantes da copa do mundo de 2010, objetivando a confecção de painéis com paisagens características dos mesmos, os quais devem ser identificados apenas com a visualização das imagens. Considerando a proposta abordada, buscou-se através da interdisciplinaridade trabalhar artisticamente a cultura de cada um desses países, com a interação e participação dos alunos e professores.
COLETÂNEA DE TEXTOS: SEXUALIDADE
Aluno(s) Pesquisador(es): Keliwitter Portela, Geovana Pinheiro dos Santos, Marlei Cordeiro dos Santos
Professora Orientadora: Poliana Steinhaus Mânica
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro
Resumo
As aulas de Língua Portuguesa estão sendo realizadas baseadas em regras. Dessa forma, é dever dos professores privilegiar, dos alunos, as suas produções de textos, orais e escritos, oferecendo-lhes condições de desenvolvimento da competência discursiva, de forma que não se sintam oprimidos pelas regras gramaticais. Pelo fato de se estar trabalhando a respeito da sexualidade nas totalidades da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, esse foi o tema optado para atividade. Para a totalidade seis e sete foi solicitada a produção de uma narração e para a totalidade oito dissertação, os tipos textuais estudados nas respectivas totalidades. Descrição de materiais e métodos utilizados. Para a elaboração dos textos foram utilizados caderno, folha de ofício, lápis, caneta e borracha.O tema sexualidade já vinha sendo estudado pelos alunos pois faz parte do Projeto Todos pela Escola, assim, esse tema havia sido discutido em sala de aula facilitando a produção, que foi realizada individualmente. Após a correção realizada pela professora-orientadora, os alunos passaram a limpo os textos e foram encadernados, formando uma coletânea. Através dessa atividade o educando, além de desenvolver a escrita, pode expor sua opinião ou contar algo a respeito de um tema presente na sua vida. Além disso, fez o adolescente e ou adulto lembrar do compromisso de ser humano e cidadão. Os educandos precisam ser capazes de pensar, comunicar-se e conviver em sociedade. Aos educadores compete direcionar valores que os ajudem a crescer e não apenas transmitir conhecimentos teóricos. Assim, a prática dessa atividade ajudou o aluno exercitar a escrita e entrar em contato com um assunto que está presente realmente na sua vida, tornando a atividade prazerosa engajada com o social.
ENSINO MÉDIO
ALTERNATIVAS DE REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELO DESCARTE INDEVIDO DO ÓLEO
Alunos: Danieli Schultz, Francieli Almeida, Francieli Reginaldo - Série: 3º ano do Ensino Médio
Professora Orientadora: Heidi Selent
Instituto Estadual de Educação Básica João XXIII
Resumo
O óleo de cozinha usado, quando jogado diretamente no ralo da pia, no solo ou no lixo úmido, polui as águas e o solo, além de causar entupimento dos encanamentos, refluxo de esgoto e criar uma barreira que impossibilita a passagem de luz na água, impedindo a produção de oxigênio pelas algas e causando, consequentemente, o apodrecimento da água. À partir da análise e discussão de notícias sobre desastres ambientais causados pelo derramamento de petróleo no ambiente aquático, estudamos quais as alternativas para reduzir o impacto ambiental causado pelo óleo e confeccionamos sabão em barra e uma maquete de uma usina de biodiesel. A matéria-prima para fabricação de biodiesel é o óleo, sendo esta uma das formas de reaproveitamento do produto. Também é possível a fabricação de sabão à partir de receitas caseiras em que a gordura (o óleo) é um dos ingredientes principais O óleo também pode ser utilizado na produção de detergente, massa de vidro e como componente para fertilizantes. Qualquer um desses destinos dados ao óleo reduz significativamente o impacto que ele causa ao ambiente.
BIODIESEL
Aluno(a) Pesquisador(a): Bruna Taciane Rodrigues, Leticia Seidler Schultz, Carlos Eduardo Vozivoda Mos, Jordan de Vargas - 2º ano do Ensino Médio
Professora Orientadora: Heidi Selent
Instituto Estadual de Educação Básica João XXIII
Resumo
Diversas manchetes veiculadas pelos meios de comunicação referem-se a desastres ambientais causados pelo derramamento de petróleo e/ ou resíduos de óleo no ambiente aquático, que trazem sérias consequências para o ecossistema, refletindo-se no ambiente. As mesmas consequências observamos quando ocorre o descarte indevido do óleo de fritura. Os combustíveis derivados do petróleo produzem grande quantidade de poluentes, sendo necessário o uso racional destes, aliado ao uso de fontes de energia menos poluentes, como os biocombustíveis, os quais surgiram como uma alternativa viável nesse sentido. A partir da discussão e análise de notícias sobre desastres ambientais ocorridos com derramamento de petróleo no ambiente marinho, tendo um dos casos ocorrido recentemente no Golfo do México, procuramos estudar uma forma de energia menos poluente e de menor impacto ambiental. A partir desse propósito, estudamos as formas de produção do biodiesel e a geração de poluentes a partir da queima do biodiesel e do diesel derivado de combustíveis fósseis. Após os estudos, observamos que o biodiesel é menos poluente que os combustíveis decorrentes do petróleo, e que também pode reaproveitar o óleo de cozinha resultante de frituras, diminuindo os impactos ambientais decorrentes do seu descarte no ambiente.
IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO DESCARTE INDEVIDO DE ÓLEO
Aluno(a) Pesquisador(a): Carlos Eduardo Dorneles Sulimann, Francis Ledur, Nikélen da Cunha Bastos - 1° Ano do Ensino Médio
Professora orientadora: Najara Beatriz Renz Londero
Instituto Estadual de Educação João XXIII
Área: Biologia RESUMO
A partir do acidente ocorrido no Golfo do México, com o derramamento de petróleo, foi realizada uma pesquisa em
jornais sobre impactos ambientais em decorrência do petróleo e descarte indevido de óleo de fritura. Com leituras de
textos e discussões sobre o que são óleos vegetais, o que ele pode provocar, o que fazer com o óleo usado, foi
realizada a elaboração de cartazes e de panfletos para a conscientização da comunidade. Reconheceu-se que o óleo de
cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos,
havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. Jogar o óleo na pia, em
terrenos baldios ou no lixo acarreta três fins desastrosos a esse óleo: permanece retido no encanamento, causando
entupimento das tubulações se não for separado por uma estação de tratamento e saneamento básico; se não houver
um sistema de tratamento de esgoto, acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, causando danos à
fauna e flora aquática; fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição,
soltando gases durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa. Não jogar óleo em fontes de
água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania e por isso a reciclagem do mesmo deve ser incentivada.
PLANO CARTESIANO
Aluno(a) Pesquisador(a): Jéssica Vandressa Corim; Jéssica Priscila Junges; Sidéli Pereira; Jéssica do Amaral Gonçalves; Pâmela s. Sulimam; Diele Amaral
Professora Orientadora: Valdirene Vilani
Instituto Estadual de Educação João XXIII
Resumo
Este trabalho teve como objetivo traçar no papel quadriculado o plano cartesiano, nele marcando os pontos referentes aos pares ordenados apresentados e união desses pontos formando figuras, em uma situação concreta, apresentados nas aulas de matemática do I.E.E João XXIII, na referida série, durante o primeiro trimestre do ano letivo de 2010. A geometria analítica em duas dimensões usa a álgebra para descrever figuras planas e suas propriedades. O principal recurso dessa geometria é o plano cartesiano, determinado por duas retas reais perpendiculares, horizontal e vertical. Os alunos nas aulas confeccionaram cartazes e maquetes com mapas da cidade em que moram e localização de ruas, para nos convencer da importância do plano cartesiano tanto na solução de problemas da vida prática quanto no próprio desenvolvimento da matemática e aplicação desse conhecimento também no estudo de funções. Se procurarmos dar um tratamento diferenciado aos conteúdos, saindo da formalidade e trabalhando de forma lúdica, talvez sejamos capazes de sentir prazer com o que estamos fazendo.
CRIOGENIA
Aluno(a) Pesquisador(a): Tatiane Dalla Costa; Karine da Fonseca Herpich; Luana Rodrigues Schneider; Niomar Alan; João Alves; Thaline de Fatima Trentin; Gisele Lamarque Peres.
Professora Orientadora: Valdirene Vilani
Instituto Estadual de Educação João XXIII
Resumo
Este trabalho teve como objetivo conhecer a criogenia como um ramo da físico-química que estuda tecnologias para a produção de temperaturas muito baixas (abaixo de −150°C, de −238°F ou de 123 K), principalmente até a temperatura de ebulição do nitrogênio líquido ou ainda mais baixas, e o comportamento dos elementos e materiais nessas temperaturas sendo que a tecnologia usada explora os efeitos de transferência térmica entre um agente e o meio. A preservação criogênica é a prática de conservar corpos humanos em temperaturas extremamente baixas com a esperança de revivê-los no futuro. O nitrogênio líquido é o elemento mais usado na criogenia e é comprado legalmente em todo o mundo. Para o referido estudo os alunos realizaram pesquisas e confecção de cartazes e experiências com nitrogênio líquido, adquirido no comércio local de Giruá, que foram apresentados nas aulas de física, na referida série do I.E.E João XXIII, durante o primeiro trimestre do ano letivo de 2010. Pesquisadores acreditam que a criogenia sustenta a esperança de no futuro existirem meios de reviver pessoas mortas, e com isso torna o estudo da física também mais prazeroso por trazer assuntos polêmicos do mundo científico.
EXERCÍCIO DA CIDADANIA – CONSCIÊNCIA FISCAL
ALUNO(A) PESQUISADOR(A): JÉSSICA THAÍS BONFIM; DANIÉLLY ALMEIDA DE LIMA; LÉIA FABIANE DA LUZ; GÉSSICA DELOSS; ROSANE SCHOTT; TATIANA SANTOS; ADAIANE DORNELES; TALITA RAMOS; GIORDANA RAFAELA FRIEDERICH BATISTA
PROFESSORA: VALDIRENE VILANI
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO JOÃO XXIII
Resumo
Este trabalho teve como objetivo despertar nos alunos a necessidade de conhecer os direitos e deveres do cidadão e as contribuições para a melhoria do município, através do pagamento de tributos, taxas e impostos tanto municipais, estaduais e federais e promover a consciência fiscal para o pleno exercício da cidadania. Os alunos utilizaram pesquisas sobre os direitos e deveres dos cidadãos, confecção de informativos com assuntos da necessidade de se pedir a nota fiscal, de como são os tributos e sua origem, em que são aplicados, por que o cidadão precisa pagar os impostos, organização de orçamento familiar, confecção de paródia e pesquisa de uma cesta básica e preços em alguns estabelecimentos comerciais de Giruá., comparação de impostos com outros países e proporcionando a compreensão da matemática inserida na realidade através de atividades de esclarecimentos sobre como se paga imposto e qual sua destinação favorecendo a integração com as questões econômicas, que foram apresentados nas aulas de matemática, na referida série do I.E.E João XXIII. Esse trabalho visou levar uma discussão perante os alunos da importância dos tributos, não só da arrecadação, mas principalmente da aplicação desses recursos, levando-os a perceberem que seus gestos e ações podem fazer a diferença, abrindo as portas para novas possibilidades de diálogo, respeito e solidariedade.
A GEOMETRIA PLANA E A GEOMETRIA ANALÍTICA NUM CAMPO DE FUTEBOL
Aluno(a) Pesquisador(a): Cláudia Fernanda Mendonça, Michele Oliveira dos Santos, Débora Santos de Castro, João Aleixo Moura de Freitas, Gabriel Klidzio Medeiros - 3° Ano do Ensino Médio - Área de conhecimento: Matemática
Professor orientador: Mauricio Butzen
Instituto Estadual de Educação João XXIII
RESUMO
Este trabalho visa associar a geometria plana à geometria analítica, numa maquete de um campo de futebol, elaborado dentro de um projeto da Escola “Leitura com Vida”, dentro do sub-tema: LEITURA DA COPA DO MUNDO. O trabalho foi desenvolvido pelos 3os anos do Ensino Médio, explorando retas paralelas e perpendiculares, área do retângulo, comprimento e área da circunferência. Com a construção da maquete, conseguimos relacionar a Geometria e a Copa do Mundo de uma maneira prazerosa e agradável, facilitando a aprendizagem. Valorizamos o uso da linguagem matemática na geometria analítica, destacando a localização de pontos no plano cartesiano, distância entre dois pontos, ponto médio, alinhamento de pontos, áreas de figuras planas no plano cartesiano (triângulos e quadriláteros), e noções gerais sobre o ciclo trigonométrico.
PROJETO INTERDISCIPLINAR-LEITURA COM VIDA-SUBTEMA LEITURA DA COPA DO MUNDO
Instituto Estadual de Educação João XXIII - Professora de Língua Portuguesa e Literatura Marilaine F. da C. Güllich Tolomini-Licenciatura Letras e Literatura-Especialização Interdisciplinaridade-Trabalho realizado com a turma do 1º/105 e 2º/205 ano do Curso Normal.
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido dentro do Projeto Interdisciplinar-Leitura com vida-Subtema-Leitura da Copa do Mundo. Este desenvolveu-se afim de oportunizar ao aluno incentivo à leitura, à escrita dando oportunidades de resolver problemas e interagir de forma crítica e lúdica com textos em variados suportes e sistemas de linguagens, compreendendo a multiplicidade da cultura africana relacionada à Copa do Mundo. Para isso, na disciplina de Literatura na turma do 1º ano/105 e na disciplina de Língua Portuguesa na turma 205 foram realizadas pesquisas durante as aulas utilizando-se de livros, DVDs e da sala de informática com a finalidade de desenvolver um trabalho interdisciplinar fazendo com que o aluno demonstre seus interesses, sua desenvoltura. A turma 105 após a orientação e explicação dos objetivos do trabalho pela professora, pesquisou sobre o tema: “Heranças Culturais Afro-descendentes”, preparando o trabalho em grupos e apresentaram aos colegas as conclusões sobre o quanto temos no Brasil e no mundo influências Afros na Música, na Dança, nos Instrumentos Musicais, na Língua e Literatura e em várias técnicas de trabalho. Ainda, a turma prepara-se para apresentações à 4ª e 5ª séries da escola finalizando o trabalho e mostrando aos alunos as contribuições Afro-descendentes no Brasil e em Outros países. Já a turma 205 voltou o trabalho para a Hora do Conto que acontece na Escola para as turmas da 4ª e 5ª séries, com o tema: “Contos Africanos”. Também os alunos prepararam os trabalhos em grupos através da pesquisa de contos e brincadeiras a serem aplicadas na Hora do Conto. Cada grupo realizou esta Hora do Conto nas sextas-feiras dos meses de junho e julho. Portanto, o presente projeto foi de grande valia para o aprimoramento do conhecimento de alunos e professora, pois o reconhecimento da efetiva contribuição do elemento negro à cultura brasileira foi e é de suma importância e começa agora, a se completar. “Porque o Brasil, mais que “afetado” pela presença africana em nosso meio, durante quatro séculos, é, sim, herdeiro natural e privilegiado de um acervo cultural admirável.”(Nei Lopes) .
PROFESSOR PESQUISADOR
PROJETO RÁDIO INTERATIVA
Professora Pesquisadora: Cleidi A. dos Santos Lima
Escola Municipal de Ensino Fundamental CANOVA
Resumo
Ser professor exige ser pesquisador, buscar e interessar-se pelo processo de aprendizagem do educando, oferecendo-lhe diversas opções de desenvolvimento, para que este possa desenvolver suas potencialidades, buscar possibilidades, ser autônomo e crítico nas suas decisões. Enquanto educadores e enquanto escola temos a imprescindível função de formar cidadãos que tenham condições de acompanhar o seu tempo e atuar significativamente neste, para isso a comunicação e a linguagem se fazem fundamental. O projeto Rádio Interativa constitui-se como atividade interna da escola, objetivando contribuir para a melhoria do processo educativo, mobilizando a comunidade escolar na busca de criticidade, autonomia e participação social, os programas são produzidos pelos alunos do 2º ano, durante as aulas, através de pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e internet, a apresentação é ao vivo, no período do recreio, nas terças-feiras, tendo a duração de 15 minutos, a apresentação é realizada pelos alunos em grupos, organizados através de um cronograma mensal de divisão de tarefas. Durante a programação são levantados temas referentes à Saúde, Educação, Esporte, Lazer e Cultura, veiculação de músicas previamente selecionadas, serviços de utilidade, avisos, recados, entrevistas e demais atividades de interesse da comunidade escolar. O presente projeto tem possibilitado aos alunos a construção do conhecimento, novos olhares sobre a pesquisa, a leitura e escrita, a comunicação e a linguagem, percebendo a importância desta em nosso dia a dia, bem como sua significância, transformando a informação em consciência crítica a partir da visão emancipadora e reflexiva.
OS IMPACTOS AMBIENTAIS PROVOCADOS PELA BALNEABILIDADE NO RIO COMANDAÍ
Professora Pesquisadora: Maria Renir Prestes Zimmermann
Escola Municipal de Ensino Fundamental de Turno Inverso Escola Social
Resumo
No trabalho foram desenvolvidos ações que possibilitem conhecer os balneários, a identificação de impactos ambientais e relacioná-los com a ação antrópica. Essa principalmente relacionada a sustentabilidade econômica, como o ecoturismo. O ecoturismo delimita uma ruptura com as formas tradicionais de visitar a natureza, ao pautar-se pela busca prioritária da preservação dos ecossistemas e pela sustentabilidade da atividade, tomada inclusive como forma de viabilizar economicamente a própria preservação ecológica, a valorização da biodiversidade e o turismo direcionado a natureza. A balneabilidade enfoca impactos gerados pela intervenção humana. A legislação (CONAMA n° 274) nos diz que esta é a medida das condições sanitárias das águas destinadas à recreação (banho), deve ser avaliada através do monitoramento, para indica r se as condições de balneabilidade em determinado local são favoráveis ou não para os usuários. Mas, vários são os impactos gerados nestes locais, como: chuvas intensas influenciam negativamente a qualidade das águas, lançamento direto ou indireto de esgotos, existência de sistema de coleta e deposição dos dejetos domésticos gerados nas proximidades, afluência turística durante os períodos de temporada e muitos outros. Durante a realização desse trabalho, foram visitados locais nas proximidades do Rio Comandai, observados os impactos ambientais gerados pela balneabilidade. O Rio Comandai pertence à Região Hidrográfica do Uruguai, RS, nasce no município de Catuípe. Ao longo do seu percurso, encontramos várias quedas-d’água embelezando balneários, como Águas do Sete e Cascata do Comandaí, que apresentam um potencial turístico (área de lazer e banho). Porém, notam-se muitos impactos negativos causados pela ação predatória do h omem, falta da vegetação ciliar, lixo exposto, dejetos de animais, sinais de erosão, exploração da Madeira para formação de passarelas e camping, árvores pintadas, construção de obras para reservatório da usina hidrelétrica e outros. Isso é preocupante pelo fato de trazer conseqüências futuras, como o assoreamento, prejudicando o próprio lugar de lazer.
PROJETO INTERDISCIPLINAR-LEITURA COM VIDA-SUBTEMA LEITURA DA COPA DO MUNDO
Professora Pesquisadora: Marilaine de Fátima da Costa Güllich Tolomini
Instituto Estadual de Educação João XXIII
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido dentro do Projeto Interdisciplinar-Leitura com vida-Subtema-Leitura da Copa do Mundo. Este desenvolveu-se afim de oportunizar ao aluno incentivo à leitura e à escrita dando oportunidades de resolver problemas e interagir de forma crítica e lúdica com textos em variados suportes e sistemas de linguagens, compreendendo a multiplicidade da cultura africana relacionada à Copa do Mundo. Para isso, na disciplina de Literatura na turma do 1º ano/105 e na disciplina de Língua Portuguesa na turma 205 foram realizadas pesquisas durante as aulas utilizando-se de livros, DVDs e da sala de informática com a finalidade de desenvolver um trabalho interdisciplinar fazendo com que o aluno demonstre seus interesses, sua desenvoltura. A turma 105 e 205 após a orientação e explicação dos objetivos do trabalho pela professora, a mesma os orientou à pesquisa sobre os temas propostos. A turma 105: “Heranças Culturais Afro-descendentes”, preparando o trabalho em grupos e apresentaram aos colegas as conclusões sobre o quanto temos no Brasil e no mundo influências Afros na Música, na Dança, nos Instrumentos Musicais, na Língua e Literatura e em várias técnicas de trabalho. Ainda, a turma prepara-se para apresentações à 4ª e 5ª séries da escola finalizando o trabalho e mostrando aos alunos as contribuições Afro-descendentes no Brasil e em Outros países. Já a turma 205 voltou o trabalho para a Hora do Conto que acontece na Escola para as turmas da 4ª e 5ª séries, com o tema: “Contos Africanos”. Também os alunos prepararam os trabalhos em grupos através da pesquisa de contos e brincadeiras a serem aplicadas na Hora do Conto. Cada grupo realizou esta Hora do Conto nas sextas-feiras dos meses de junho e julho. Assim, o presente projeto foi de grande valia para o aprimoramento do conhecimento de alunos e professora, pois o reconhecimento da efetiva contribuição do elemento negro à cultura brasileira foi e é de suma importância e começa agora, a se completar. “Porque o Brasil, mais que “afetado” pela presença africana em nosso meio, durante quatro séculos, é, sim, herdeiro natural e privilegiado de um acervo cultural admirável.”(Nei Lopes).
O JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
Professora Pesquisadora: Ana Paula Lausmann Ternes
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro
Escola Municipal de Ensino Fundamental Batista
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Miguel Arcanjo
Resumo
Por muitos anos as principais críticas ao ensino de ciências eram relacionadas as suas características teóricas, conceitualistas e livrescas, muitas vezes desvinculando o ensino da realidade do educando. No entanto, precisamos ter clareza que atualmente o aluno vem para a sala de aula dispondo de inúmeros conhecimentos advindos de seu meio social, além disso, possui numerosas fontes de informação, dentre estas a mídia, a Internet, dentre outros. Sendo que o papel do professor hoje é mediar o processo ensino-aprendizagem a partir destes conhecimentos prévios e das inquietações que os estudantes apresentam. É importante ressaltar que os alunos, principalmente do Ensino Fundamental ainda encontram-se em uma fase do desenvolvimento onde o processo de abstração ainda não é atingido por todos, assim para que se consiga construir o conhecimento é necessário fazer uso de diferentes recursos didáticos. O jogo é um material que além de possibilitar a discussão de diferentes conteúdos, permite o desenvolvimento de diferentes habilidades motoras, psíquicas, cognitivas, bem como da criatividade e da socialização. Partindo-se destes pressupostos tenho utilizado no decorrer das aulas da disciplina de ciências diferentes jogos didáticos dentre eles, trilhas, dominós, jogos de memória, entre outras atividades grupais. Sendo que os jogos são elaborados, construídos e aplicados de acordo com as necessidades visualizadas em cada turma. Dentre os materiais confeccionados citam-se: Trilha da Sexualidade, Trilha da Fecundação, Jogo da Memória “Reciclar é Preciso”, Jogo da Memória “A célula”, Dominó sobre as plantas, Bingo sobre o sistema digestivo e Simulação de Cadeia Alimentar. Estas atividades mostram-se satisfatórias e contribuem na integração dos estudantes em sala de aula, eles se motivam na discussão e na busca das respostas para a resolução dos problemas que surgem no decorrer do jogo, construindo assim novos saberes.
A INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PARTICULAR.
Professora Pesquisadora: Rose Oliveira Lunardi
Colégio Evangélico Rui Barbosa
RESUMO
As novas tecnologias no ambiente escolar estão gerando discussões atuais na educação, pois na medida em que avança, exige da escola, enquanto autora da aprendizagem e da inserção de cada indivíduo na sociedade, uma atualização constante para que os educadores possam atingir objetivos concretos e consigam processar as mais diversas informações que chegam a todo instante. Com a finalidade de contribuir com uma nova ferramenta educativa no processo de alfabetização, mudança de comportamento e atuação dos profissionais em exercício, bem como a reorganização da escola e de seu projeto político pedagógico, o presente trabalho tem por objetivo analisar os processos de aprendizagem que ocorrem na interação do aluno do 1º ano do Ensino Fundamental com softwares no processo de alfabetização, utilizando a informática e seus recursos multimídia. O trabalho abrange a informática na educação, a tecnologia no ambiente escolar, um pouco da história sobre o processo de alfabetização, o uso dos softwares e uma reflexão sobre a pesquisa. A partir da análise dos dados contatou-se uma melhora na auto-estima, socialização e aprendizagem das alunas. Com isso, nosso estudo apresenta uma nova ferramenta a serviço do professor, inserindo nosso aluno no mundo digital, sendo ele utilizado para motivar e ampliar o conhecimento de professores e alunos, ou seja, que esta seja um ponto de partida para a transformação da metodologia e atividades pedagógicas no ambiente escolar.
Palavras - chaves: Aprendizagem; Computador; Aluno; Metodologia; Escola.
CONFECÇÃO DE MAQUETE
Professora Pesquisadora: Carla R. Carvalho
Escola Municipal de Ensino Fundamental Canavo
Resumo
Ler é essencial. No final de cada livro, ficamos enriquecidos com novas experiências, novas ideias, novas pessoas. Poder representar de uma forma prática uma leitura que valeu a pena, é compartilhar com outros leitores de um mundo imaginário que só a leitura nos possibilita, além de ser uma experiência inesquecível. O trabalho em grupo de confecção de maquete proporciona uma interação entre os alunos, desde o planejamento do que será realizado, além da troca de ideias, os elementos que devem ser levados em conta e que são fundamentais aparecer, até os materiais necessários e a contribuição material de cada componente do grupo. O objetivo deste trabalho que surgiu com a leitura de livros em grupos, distribuídos pela professora em sala de aula, buscou mostrar aos alunos o planejamento necessário que deve haver para que o trabalho em equipe aconteça de forma significativa e que tenha um resultado bem sucedido. O conhecimento que cada um adquiriu através da leitura foi determinante durante o percurso até o trabalho final. O material utilizado para a realização desta atividade foi determinado através de uma sondagem inicial feita pela professora que listou os possíveis materiais que poderiam ser utilizados na confecção de uma maquete, como: caixinhas, tinta, cola, tesoura, isopor, palitos, papéis coloridos, entre outros. Mais tarde, a partir do que seria representado, cada grupo decidiu então, o material que iria utilizar na confecção de sua maquete. A metodologia de trabalho teve como ponto de partida a leitura de livros, um para cada grupo de alunos, com temáticas diferentes, distribuídos por sorteio. O empenho e a participação dos alunos nesta atividade, foi determinante. A proposta da confecção de maquete despertou ainda mais o interesse deles pela leitura, pois sabiam que quanto mais leitura, mais conhecimento para que o trabalho tivesse um melhor resultado. Penso que esse tipo de proposta motiva nossos alunos ,não somente pela pintura, colagem e pelo recorte, mas é uma forma de tirar do livro a história e não guardá-la simplesmente numa estante ou na mochila. Mostrar do que são capazes valoriza seu conhecimento e suas habilidades para as artes, além de estimular a competência linguística através da contação de histórias.
BIODIESEL E MEIO AMBIENTE
Professora Pesquisadora: Aline Cristiane Grosmann
Escola Municipal de Ensino Fundamental Canova
Resumo
Abordar temas relacionados ao meio ambiente é imprescindível e a escola tem um papel fundamental, que é discutir, construir e reconstruir incessantemente conhecimentos sobre a educação ambiental, fazendo com que o educando e a comunidade escolar se conscientizem da sua ação no meio ambiente e da sua dependência total para nossa existência. Nossos educandos são a semente de nosso futuro. Que meio ambiente deixaremos para nossos descendentes? Que ar respiraremos? Que água beberemos? Que solo cultivaremos? Quanto tempo nossas casas e construções resistirão? Necessitamos de reflexão e ação sobre estas indagações. Os objetivos dessa pesquisa são: Promover a construção de conhecimentos biodiesel e o meio ambiente, bem como a reflexão de nossas ações no meio em que vivemos. Estimulando assim a necessidade de práticas cotidianas ambientalmente corretas. Promover a reflexão das alterações climáticas em nosso mundo e em nossa região; Descartar corretamente o óleo de frituras; Estudar os efeitos e impactos ambientais causados pelo óleo de frituras nas águas, no solo e na atmosfera; Conhecer os danos causados a saúde pela reutilização e reaquecimento do óleo e gorduras na alimentação. A metodologia usada inicialmente foi uma sondagem do conhecimento prévio dos educandos sobre o biodiesel. Posteriormente proferi uma Palestra, os alunos responderam as perguntas do Quizz, produziram cartazes e fizemos uma visita a BIOTECHNOS em Santa Rosa. Foram realizadas atividades práticas em sala de aula como sabão líquido e sabão em pó. Do meu ponto de vista este projeto foi muito importante, pois os alunos tinham poucos conhecimentos sobre este tema, não sabiam das consequências de seu descarte no meio ambiente, e a maioria joga direto no solo. Pelo fato deles se conscientizarem e descartarem corretamente o óleo de suas casas este trabalho já valeu a pena, pois o objetivo principal é criar atitudes ambientalmente corretas.
JOGO: LEITURA, INTERPRETAÇÃO E RACIOCÍNIO LÓGICO
Professora Pesquisadora: Meridiana Aparecida Lauer, Leticia Taborda Preischardt
Escola Municipal de Ensino Fundamental José João Bisognin
Resumo
Atualmente, há uma grande preocupação com o desenvolvimento da leitura sob o enfoque do letramento. É de fundamental importância a formação de leitores proficientes para o bom desenvolvimento da aprendizagem nas mais diversas áreas do conhecimento. Nesta perspectiva, o trabalho “Jogo: leitura , interpretação e raciocínio lógico”, procura buscar soluções para a problemática mencionada anteriormente. Através de um trabalho pluridisciplinar, as disciplinas de língua portuguesa e ciências ,incluíram em suas práticas os jogos boole- adaptando-o para essas disciplinas .Uma vez que, o jogo já é conhecido e trabalhado no componente curricular de matemática ,pois para as educadoras o referido jogo oferece aos educandos momentos de aprendizagem significativa, aliando leitura, interpretação e raciocínio lógico.Busca-se através da prática desenvolver o pensamento lógico ampliando as capacidades de leitura , interpretação e produção textual dos alunos.Além de contextualizar os conteúdos de ciências tornando-os mais atrativos e significativos.O trabalho está sendo desenvolvido embasado nos PCNS das respectivas disciplinas, e consiste na elaboração do jogo boole – em forma de cartas adaptadas e reproduzidas pelas professoras. .As práticas são realizadas durante as aulas destinadas ao ensino fundamental e cada componente curricular o explora seguindo os eixos norteadores de sua disciplina.Pretende-se a partir da inclusão do jogo boole na sala de aula, melhorar a aprendizagem dos alunos, fazendo-os ler , interpretar e raciocinar de forma espontânea e fácil de aprender.
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